Bibliotecas Públicas celebram 300 anos de Minas Gerais durante a primeira edição da Semana Estadual de Incentivo à Literatura

Mais de 30 bibliotecas públicas e comunitárias integram o evento, que vai contar com programação diversificada

A produção literária mineira ao longo de 300 anos de história é o mote da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos. Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG), o evento gratuito aborda a efeméride de 300 anos de Minas Gerais, com programação virtual variada, de 19 a 23 de abril, mesclando atividades virtuais e presenciais.

Mais de 30 bibliotecas públicas e comunitárias, vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, vão integrar a programação da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura. Com ações virtuais e algumas presenciais (seguindo os protocolos sanitários), os espaços vão disponibilizar para o público uma série de atividades que valorizam a leitura e evidenciam a importância das bibliotecas como fomentadoras da arte e da cultura, principalmente da literatura.

Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Ozório Couto, a realização do evento é uma oportunidade de celebrar a literatura.  “A literatura nos faz sonhar, abrir os olhos, a mente. Com ela os horizontes se tornam mais belos e próximos, trazendo-nos amplitude e a certeza da fidelidade. A literatura é uma companheira maior, e os livros nos garantem a melhor chance de nos tornamos seres melhores”, destaca Ozório Couto.

As atividades propostas serão veiculadas em diferentes plataformas digitais das bibliotecas que aderiram à Semana de Incentivo à Literatura. Em Belo Horizonte, por exemplo, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais terá uma série de ações em seu perfil do Instagram (@bibliotecaestadualmg), com bate-papos, leitura de contos, vídeos de incentivo à leitura entre outras propostas.

Já em Andrelândia, a atração da Biblioteca Municipal Professora Lêda Rodrigues é um sarau literário, também transmitido pelo Instagram (@secultandrelandia), com poemas inspirados no município. Em Frutal, a Biblioteca Pública Municipal Minerva Maluf de Souza vai organizar o DeclAmando Frutal, ação com artistas da comunidade local declamando poesias frutalenses. A atividade será transmitida no canal do Youtube da Biblioteca

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, Cleide Fernandes, além de celebrar os 300 anos de Minas com programação diversificada, a Semana Estadual de Incentivo à Literatura será uma oportunidade para que o público conheça a diversidade do trabalho das bibliotecas em todo estado, mesmo com a suspensão das atividades em função das medidas de distanciamento social.

“A proposta da I Semana Estadual de Incentivo à Leitura é promover a literatura nos espaços das bibliotecas públicas e comunitárias de Minas Gerais. As equipes de bibliotecas se empenharam em planejar atividades para todos os públicos, homenageando os 300 anos de Minas Gerais. Mesmo com as bibliotecas fechadas, será possível ter acesso a uma ampla programação cultural. Esperamos que esta seja a primeira edição de muitas”, pontua Cleide Fernandes.

Todas as atrações da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura – Minas 300 Anos são gratuitas. A programação completa pode ser acessada AQUI.