Convite para minicurso on-line. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para: minicurso on-line Uso do software Biblivre em bibliotecas públicas. Facilitador: Marcos Rodrigues, especialista em Biblivre e colaborador do Fórum Biblivre. Datas: 9 e 10 de maio de 2023, terça e quarta-feira, de 14h às 17h. Por videoconferência. Inscrições gratuitas www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado.

Minicurso on-line sobre software de gerenciamento de acervos para equipes de bibliotecas públicas e comunitárias

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida bibliotecários, gestores e colaboradores de bibliotecas públicas e comunitárias para participar do minicurso “Uso do software Biblivre em bibliotecas públicas”. O curso será ministrado por Marcos Paulo Farias Rodrigues e terá duração total de 6 horas, divididas em 2 dias de formação, nos dias 9 e 10 de maio de 2023, de 14h às 17h.

Marcos Paulo Farias Rodrigues é bibliotecário graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Biblivre e colaborador do Fórum Biblivre. Ele também é diplomado em Gestão de Bibliotecas Públicas e atualmente exerce a função de bibliotecário na Prefeitura Municipal de Bayeux, na Paraíba. Além disso, Marcos é líder INELI Iberoamericano no Brasil, mostrando seu compromisso em promover o acesso à informação e o desenvolvimento das bibliotecas no Brasil.

“Como gestor de biblioteca e consultor voluntário do Biblivre, acredito que essa formação servirá para o bom andamento das ações técnicas e administrativas que são realizadas na biblioteca pública. Fazendo com que rotinas da biblioteca sejam realizadas de maneira mais eficaz e em menos tempo, trazendo melhor qualidade nos serviços da biblioteca”, destaca Marcos Paulo Farias Rodrigues. “Ações como relatórios, empréstimos, organização dos catálogos e processamento técnico serão totalmente informatizadas, economizando tempo e os gastos com materiais de expediente. Esperamos que todos participem dessa formação e atinjam o objetivo principal: informatizar as bibliotecas públicas municipais de Minas Gerais com o Software Biblivre”, completa.

O Biblivre é um software livre que auxilia nas rotinas e sub-rotinas dos principais procedimentos realizados em bibliotecas, como busca e recuperação da informação, circulação de exemplares do acervo, catalogação de material bibliográfico, multimídias e objetos digitais, controle do processo de aquisição de novos itens para o acervo, entre outros. Criado em 2005, atualmente o programa está em sua Versão 5.0.5 e é recomendado pela Biblioteca Nacional e Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para gerenciarem as práticas técnicas e administrativas das bibliotecas públicas municipais.

O objetivo do minicurso é apresentar as funcionalidades e vantagens do Biblivre e capacitar os profissionais para utilizar o software em suas bibliotecas, proporcionando a inclusão digital e modernização dos serviços oferecidos.

Antes da formação, é sugerido que o profissional que participará do minicurso acesse o site do Biblivre, baixe e instale a versão 5.0.5 na máquina que acompanhará a formação, seguindo as orientações e recomendações disponíveis em https://biblivre.org.br/index.php/baixar . Para instalação, o computador não precisa estar conectado à internet.

Não perca essa oportunidade de se capacitar e modernizar sua biblioteca. Inscreva-se já e participe do minicurso “Uso do Biblivre em bibliotecas públicas”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

Os participantes que registrarem presença receberão certificado em até 30 dias.

Audiodescrição do convite

Convite para minicurso on-line. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para: minicurso on-line Uso do software Biblivre em bibliotecas públicas. Facilitador: Marcos Rodrigues, especialista em Biblivre e colaborador do Fórum Biblivre. Datas: 9 e 10 de maio de 2023, terça e quarta-feira, de 14h às 17h. Por videoconferência. Inscrições gratuitas www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. Logos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, marca A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. O fundo do cartão é branco com linhas verticais de números 0 e 1 aleatórios em verde limão. À direita, dentro de um círculo verde, foto do rosto do professor. Marcos é um homem branco, que usa óculos de armação prateada e tem um leve sorriso nos lábios.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco