III Semana Estadual de Incentivo à Literatura


Secretaria de Estado de Cultura e Turismo incentiva a leitura de poesia em abril

Em atendimento ao disposto na Política Estadual do Livro (Lei 18312/2009), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, articulou junto às bibliotecas públicas e comunitárias a realização de atividades em comemoração à Semana Estadual de Incentivo à Literatura, a ser realizada de 16 a 22 de abril de 2023. 

Na segunda edição do evento, em 2022, foram realizadas 116 atividades em 67 bibliotecas públicas e comunitárias. Nesta terceira edição, celebraremos a literatura, em especial a poesia mineira, com mais de 140 atividades em cerca de 90 municípios. Para isso, as equipes das bibliotecas planejaram ações diversificadas de incentivo à leitura literária para vários públicos. Cleide Fernandes, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, ressalta o crescimento da adesão das bibliotecas à Semana e a importância do trabalho em rede: “É notável o aumento no número de bibliotecas participantes na Semana Estadual de Incentivo à Literatura. Essa adesão demonstra a relevância que o evento tem tido e a dedicação das equipes de bibliotecas em todo o estado. O trabalho em rede é fundamental para fortalecer nossas bibliotecas, compartilhar experiências e boas práticas, além de promover uma maior integração entre os profissionais e a comunidade. Juntos, temos o poder de ampliar o impacto das ações culturais e educativas em Minas Gerais.” 

As atividades preparadas para comemorar a poesia mineira e dar visibilidade à literatura em seus espaços serão realizadas, em sua maioria, na modalidade presencial, já que as bibliotecas retomaram as atividades de rotina, mas o formato híbrido continua sendo adotado para ampliar o alcance das ações.  

Em Belo Horizonte, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, modelo de biblioteca pública para o Estado, realizará um Sarau Poético com o grupo Palavra Viva no dia 18 de abril, às 14h. O evento contará com a apresentação de 10 poemas de escritores mineiros e músicas do Coral Magis. No dia seguinte, 19 de abril, às 9h30, a mesma biblioteca sediará uma Roda de Leitura com poemas do livro “O Menino Poeta: obra completa”, de Henriqueta Lisboa. 

Em Divinópolis, a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago promoverá uma Noite da Poesia Especial Poetas Divinopolitanos, no dia 19 de abril, às 19h30. O sarau contará com a participação do Coletivo ARTEFERIA e da Musicalização Infantil da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva. 

Já em Paraopeba, a Biblioteca Pública Municipal Agnaldo Edmundo Silva realizará um Sarau Poético “Versos de Minas, Rimas das Gerais”, também no dia 19, às 19h. O evento terá a presença de artistas locais e regionais e será transmitido ao vivo pela TV Gerais e redes sociais.  

A III Semana Estadual de Incentivo à Literatura é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, em parceria com as bibliotecas públicas e comunitárias. “A Semana Estadual de Incentivo à Literatura é fundamental para promover a leitura e valorizar a rica tradição literária de Minas Gerais. Por meio das atividades propostas, buscamos envolver os diversos territórios mineiros, incentivando a participação da comunidade e o contato com a literatura local e nacional. Essa iniciativa ajuda a fortalecer a cultura e a identidade mineira, além de abrir portas para novos escritores e leitores apaixonados pela arte das palavras”, destaca Lucas Amorim, Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. 

 

A programação completa pode ser acessada através deste link.

Programação em Excel para acesso de pessoas com deficiência visual – Link

 

Desejamos a todos e todas boas atividades e excelentes leituras!

Pular para o conteúdo
Fale Conosco