A memória bibliográfica de Minas Gerais é destaque no encontro do Grupo de Estudos Alexandria em maio

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, tem o prazer de convidar para o próximo encontro do Grupo de Estudos Alexandria, que acontecerá no dia 23 de maio de 2023, terça-feira, às 14h, por videoconferência.

O tema desta edição será “Memória de Minas Gerais: a Coleção Mineiriana da Biblioteca Pública Estadual”, apresentado pela bibliotecária responsável pelas Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Meire Vieira.

A Coleção Mineiriana é a maior coleção sobre o Estado disponível para o público e importante fonte de pesquisa sobre nossa memória cultural e intelectual. Com aproximadamente 24.000 itens, abarcando livros, CDs, filmes, mapas e recortes de jornais, a coleção apresenta um panorama do Estado de Minas Gerais em todos os seus aspectos: literatura, história, cultura, arte e ciências.

O Grupo de Estudos Alexandria tem como objetivo oferecer um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, visando promover a atualização de conhecimentos e a formação continuada. Neste ano, o grupo se reunirá mensalmente, durante o primeiro semestre, por videoconferência. Nos últimos dois anos, as coleções de memória das bibliotecas públicas têm sido avaliadas e pontuadas no programa ICMS Patrimônio Cultural do Iepha, por meio da Declaração de Acervos Culturais. Reforçamos a importância da participação de equipes de bibliotecas e de responsáveis pelas ações patrimoniais nos territórios mineiros nesta atividade.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os participantes que registram presença durante o evento receberão certificado de participação em até 30 dias.

As inscrições podem ser realizadas através deste link.

Recomendamos a leitura prévia do capítulo “Coleção Mineiriana”, escrito por Eneida Maria de Souza, disponível neste link.

Sobre a palestrante: Meire Vieira é bibliotecária formada pela Escola de Biblioteconomia da UFMG com especialização em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro. Responsável pela coordenação das Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais desde 2019.