Carolina Maria de Jesus recebe título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carolina Maria de Jesus recebe título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escritora mineira é autora do best-seller “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concedeu o título de doutora honoris causa Carolina Maria de Jesus, escritora mineira falecida em 1977, aos 62 anos. Carolina é a autora do livro “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, publicado em 1960, vendido em 40 países e traduzido para 16 idiomas.

A honraria honoris causa significa “por causa de honra”, e sua concessão independe da instrução educacional, sendo dedicada a quem se destacou por virtudes, méritos e atitudes. Quem recebe o título passa a ter os mesmos privilégios de quem concluiu um doutorado acadêmico tradicional.

O Conselho Universitário da UFRJ aprovou a outorga do título por unanimidade, no dia 25 de fevereiro de 2021, em uma sessão exibida na webTV UFRJ, canal da instituição no Youtube. Clique AQUIe confira o conteúdo.

Carolina Maria de Jesus cresceu em uma comunidade rural na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, onde nasceu em 14 de março de 1914. Foi vítima de maus tratos na infância e teve contato com a vida escolar por apenas dois anos.

Em 1937, mudou-se para São Paulo e morou na favela do Canindé, desempregada e grávida.  Trabalhou como catadora de resíduos para criar três filhos e, a partir disso, registrou no papel seus relatos de tristeza, emoções e enfrentamentos. Com o apoio do jornalista Audálio Dantas, suas histórias viraram o primeiro livro, um best-seller.

Com o sucesso, escreveu outro romance. Depois de sua morte, seis obras póstumas foram publicadas, a partir de cadernos e materiais deixados por ela. Em 2017, o jornalista Tom Farias publicou o livro Carolina: uma biografia, pela Editora Malê.

 
Pular para o conteúdo
Fale Conosco