Sistema Estadual de Bibliotecas celebra o Dia do Bibliotecário com palestra virtual

Evento acontece na quarta-feira (10/3) e vai contar com a participação de Marília Paiva, da Escola de Ciência da Informação (UFMG)

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG) vai comemorar o Dia do Bibliotecário, lembrado em 12 de março, com uma ação especial do projeto Diálogos com o SEBPMG. Na quarta-feira (10/3), a partir das 9h, será realizada a palestra “Profissional bibliotecário: perspectivas legal e ética”, ministrada por Marília Paiva, bibliotecária e professora da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line, disponível neste link. O convite será enviado até as 12h de terça-feira (9/3), dia anterior à realização da atividade. Caso o participante não receba a confirmação, é necessário entrar em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas.

Durante o encontro, Marília Paiva, que leciona disciplinas para os cursos de graduação de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia na ECI, vai conversar com os participantes sobre os desafios da carreira, além de abordar a formação do profissional bibliotecário e sua atuação, com destaque para questões que envolvem a ética e os aspectos legais da profissão.

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631/1980 com efeitos em todo o território nacional. A data é uma homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Sobre a palestrante
Marília Paiva é doutora e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde cursou a graduação em Biblioteconomia.

Atualmente é professora adjunta da ECI, atuando no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, ministrando disciplinas para os cursos de graduação de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.

Suas áreas de interesse são: políticas públicas de informação para bibliotecas; bibliotecas públicas e escolares. Marília Paiva também foi presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região, entre os anos de 2018 e 2020.