Grupo, composto por professores e alunos do Cefart, faz apresentação gratuita na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na terça-feira (30/5), às 19h

Jazz, soul, samba e forró. Tudo isso, e muito mais, poderá ser visto na apresentação do Cefart BigBand no dia 30 de maio (terça-feira), às 19h, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O grupo, que é composto por professores e alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), dá início à temporada 2023 do Cefart às Sete, programa em que todos os grandes grupos da escola se apresentam ao longo do ano. Com entrada gratuita, a BigBand interpretará uma seleção de clássicos populares, trilhas sonoras de filmes e ritmos tipicamente brasileiros.

O Cefart Bigband é uma proposta artístico-pedagógica que busca inspiração no formato das big bands, famosas Orquestras de Jazz americanas. O repertório contempla a tradição musical americana com temas de jazz, soul e funk. Não parando por aí, o grupo propõe interpretações da música brasileira, apresentando sambas, bossa nova, baião e forró. Além dos sucessos de Tom Jobim, Pixinguinha, Henry Mancini e George Gershwin, a apresentação da Cefart Big Band traz também outras obras reverenciadas dentro da tradição musical popular americana e brasileira do século XX.

Clarissa Miranda é aluna do Cefart desde 2019 e faz parte da BigBand tocando trombone. Sua família é de Sabará, cidade que possui tradição de banda, por isso ela

cresceu querendo tocar esse instrumento, e ressalta a importância de fazer parte do grupo. “Quem toca jazz toca tudo, porque é um tipo de música muito desafiadora e complexa. Eu faço questão de estar na BigBand porque lá é um aprendizado absurdo. Eu percebo que desde que eu entrei até hoje, aprendi e amadureci muito”, diz.

Clarissa traz um importante recado para as famílias. “Eu recomendo muito que as famílias levem as crianças para assistir. Embora seja jazz, um estilo não muito voltado para crianças, é uma oportunidade muito legal, principalmente por ser gratuito, para as crianças conhecerem os instrumentos musicais. ”

A Cefart BigBand é um grupo com formação de instrumentos de sopro, metais, harmônicos, percussão e canto. “O público vai poder apreciar a música urbana tanto brasileira como americana”, conta Camilo Christófaro, coordenador da Escola de Música do Cefart e regente da BigBand. “Essa é a primeira apresentação desse ano do Cefart às Sete. Parte do repertório foi preparado no ano passado e parte esse ano, contando com sucessos populares como Upton Funk do cantor Bruno Mars”, revela.

O programa Cefart às Sete começou em 2022. Ele faz parte da legitimação do processo pedagógico, mesclando técnica e vivência no palco. “É como se o palco funcionasse como uma sala de aula, todos os grandes grupos do Cefart irão se apresentar. A expectativa é que os alunos aproveitem essa oportunidade com as parcerias que a escola está estabelecendo e ocupem esses espaços”, explica Camilo.

É comum, nessa formação instrumental, a participação de cantores em temas musicais: é o caso de “Night and Day”, escrita por Cole Porter, compositor estadunidense nascido em 1891 e considerado um dos melhores do século passado, principalmente lembrado por suas obras para espetáculos teatrais e filmes. Originalmente composta em 1932 para um musical e depois adaptado para o cinema, a canção já foi interpretada por inúmeros artistas de renome, como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Lady Gaga. Já “September”, lançada em 1978 pelo grupo Earth, Wind & Fire é um grande sucesso da música POP americana, mostrando a versatilidade dessa formação musical.

Fazendo a ponte entre Estados Unidos e Brasil, o repertório da apresentação deste Cefart às Sete – Cefart Bigband conta também com “Manhã de Carnaval”, clássico escrito pelo carioca Luiz Bonfá. “Bebê”, de Hermeto Pascoal, é outra obra notável do cancioneiro nacional que integra o programa. O compositor, multi-instrumentista e

arranjador alagoano é conhecido pela versatilidade e já teve suas obras executadas por inúmeras orquestras sinfônicas do Brasil e do exterior.

FICHA TÉCNICA

Professores

Camilo Cordova Christófaro – Coordenação e Regência

Luis Flávio Aguiar Miranda – Saxofone Alto

Isaque Macedo – Trombone

Igor de Lima Pereira – Trombone

Gustavo Machado – Trompete

Alunos

Ayla Afonso Manso – Voz

Nathalia Romana Silva Gomes – Voz

Lucas Ribeiro Santos – Contrabaixo

Thiago José Figueira Fernandes – Bateria

Jonathan Elidio de Matos Gonçalves – Bateria

José Antônio de Moura Salgado – Piano

Raphael Machado – Guitarra

Arthur Xavier Gomes Ribeiro – Guitarra

Thiago Santos Almeida – Trompete

Cláudia Sampaio Costa – Saxofone Tenor

Felipe Aguiar – Saxofone Alto

Mário Hortencio de Oliveira – Saxofone Tenor

Clarissa Miranda e Silva –Trombone

Victor Pereira Nunes – Percussão

Maxwell da Rocha – Percussão

CEFART BIGBAND – foi criado para desenvolver as habilidades dos alunos do curso de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica, da Fundação Clóvis Salgado. O grupo é uma proposta artístico-pedagógica que busca inspiração no formato das Big Bands, famosas Orquestras de Jazz americanas, com saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e voz. Propondo um

grande variação de estilos musicais a Cefart BigBand busca proporcionar ao aluno desenvolvimento técnico e artístico, com isso habilitá-lo, tanto para o domínio técnico do instrumento musical, quanto a desenvoltura de sua performance musical.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

Serviço:

Cefart às Sete – Cefart BigBand

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Endereço: Praça da Liberdade, 21

Data: 30 de maio as 19h

Entrada Gratuita

Classificação Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400

Informações para a imprensa:

Vítor Cruz | (31) 99179-1215 l 3236-7419| (31) 99317-8845| vitor.cruz@fcs.mg.gov.br

Marcus Vinicius Borges | (31) 3236-7378 | (31) 97521-2756| marcusviniciusborges.fcs@gmail.com

Pular para o conteúdo
Fale Conosco