AD do convite: Convite evento on-line. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convidam para encontro do Grupo de Estudos Alexandria: Patrimônio Cultural e as Tecnologias Digitais. Palestrante: Maíra Onofri. ASrquiteta e Urbanista, Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. 21 de junho de 2023, quarta-feira, 09h. Por videoconferência. Inscrições gratuitas www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. Logos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, marca A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. À direita, em moldura rosa circular a foto colorida da convidada. Maíra está sentada de perfil em uma poltrona. Ela.é branca, de cabelos castanhos ondulados na altura dos ombros. A arquiteta usa brincos vermelhos, colar com pedras coloridas e veste conjunto de blusa e calça na cor bege.

Grupo de Estudos Alexandria aborda o Patrimônio Cultural e as Tecnologias Digitais

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, tem o prazer de convidar para o próximo encontro do Grupo de Estudos Alexandria com o tema “Patrimônio Cultural e as Tecnologias Digitais”. O evento contará com a participação de Maíra Onofri, pesquisadora especializada em preservação do patrimônio cultural e aplicação de tecnologias digitais.

Maíra Onofri, arquiteta e urbanista, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Analista de Patrimônio Cultural pelo IEPHA/ MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), trará sua experiência e conhecimento na integração das tecnologias digitais no contexto do patrimônio cultural. Com ênfase na participação social, Maíra abordará a importância das ferramentas digitais na comunicação eficiente entre a comunidade e os bens culturais tombados.

O encontro do Grupo de Estudos Alexandria ocorrerá de forma online, proporcionando a oportunidade de participação a um público diversificado. Será uma ocasião única para explorar as possibilidades das tecnologias digitais na preservação e divulgação do patrimônio cultural. Além de apresentar sua pesquisa de mestrado, que inclui o desenvolvimento de um protótipo de Aplicativo no âmbito do Mestrado Profissional do IPHAN, Maíra compartilhará seu trabalho pessoal, que busca levar conteúdos sobre a preservação e conservação dos bens culturais para a população de forma acessível e objetiva, utilizando as redes sociais como plataforma de divulgação. A arquiteta e urbanista produz um podcast no Spotify intitulado “Mairacast” em que convida especialistas para debater, discutir e refletir sobre a temática do patrimônio cultural e destaque para o quadro “Minuto do Patrimônio” no seu perfil do Instagram.

O encontro está marcado para o dia 21 de junho de 2023, a partir das 09h (horário local), por meio de videoconferência. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os participantes que assinarem a lista de presença durante o evento receberão um certificado de participação em até 30 dias.

Recomendamos que os interessados leiam o capítulo 3 intitulado “Ação propositiva de ferramenta de gestão do patrimônio – A relação entre Tecnologia Social e o Patrimônio Cultural” (páginas 134 a 199), da dissertação da palestrante, disponível neste link.

Essa é uma oportunidade valiosa para profissionais da área de bibliotecas explorarem como as tecnologias digitais podem potencializar a preservação e difusão do patrimônio cultural.

INSCRIÇÕES AQUI

Sobre o Grupo de Estudos Alexandria:

O Grupo de Estudos Alexandria é uma iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, que visa promover a atualização de conhecimentos e a

formação continuada no campo das bibliotecas e cultura. Proporciona um ambiente de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e a comunidade, estimulando a discussão de temas relevantes e atuais.

#paratodosverem Convite evento on-line. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convidam para encontro do Grupo de Estudos Alexandria: Patrimônio Cultural e as Tecnologias Digitais. Palestrante: Maíra Onofri. ASrquiteta e Urbanista, Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. 21 de junho de 2023, quarta-feira, 09h. Por videoconferência. Inscrições gratuitas www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado.  Logos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, marca A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. À direita, em moldura rosa circular a foto colorida da convidada. Maíra está sentada de perfil em uma poltrona. Ela.é branca, de cabelos castanhos ondulados na altura dos ombros. A arquiteta usa brincos vermelhos, colar com pedras coloridas e veste conjunto de blusa e calça na cor bege.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco