Projeto Caixa-Estante, da Biblioteca Estadual, vai disponibilizar mais de 100 livros para centro socioeducativo em Belo Horizonte

Centro Socioeducativo São Jerônimo (CSSJ), no Horto, única unidade de Minas Gerais a acolher adolescentes do sexo feminino e transgêneros

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, amplia o acesso ao livro e à literatura e inaugura, na quarta-feira (8/6), às 9h30, mais uma unidade da Caixa-Estante. Dessa vez, o espaço contemplado é o Centro Socioeducativo São Jerônimo (CSSJ), no Horto, em Belo Horizonte, única unidade no estado a acolher adolescentes do sexo feminino e pessoas transgênero.

Nessa nova entrega, serão disponibilizadas cerca de 120 obras literárias de diferentes gêneros aos 43 adolescentes em regime provisório do CSSJ. O serviço de Caixa-Estante encaminha acervos cuidadosamente selecionados a instituições diversas, como hospitais, creches, asilos entre outras e tem o objetivo de garantir o acesso ao livro, à leitura e à literatura às pessoas que não podem se deslocar até uma biblioteca.

Durante a inauguração da Caixa-Estante, haverá apresentação especial de Aline Cântia e Chicó do Céu. A dupla vai interpretar Ode à Esperança, um espetáculo que traz contos e canções que propõe várias reflexões sobre o ser humano, além de convidar o público à escuta e à celebração da vida e da palavra pulsante.