Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas chega à sexta edição

Evento será realizado na sexta-feira, 20 de agosto

O já tradicional Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais chega à sexta edição em 2021 e vai abordar boas práticas em bibliotecas públicas e comunitárias. O evento acontece na sexta-feira (20/8), a partir das 14h, e integra a programação do I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais: arquivos, bibliotecas e museus, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais.

A sexta edição do encontro tem a proposta de apresentar ideias e ações em bibliotecas públicas e comunitárias que possam inspirar novos projetos e ações nesses equipamentos culturais, e criar um espaço de discussão do modelo de biblioteca de acesso público a ser construído nos territórios mineiros. Participam do evento, Eliani Gladyr, Guilherme Landim, Julie Ferreira, Rafael Oliveira e Viviane Pereira. A mediação é da equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG).

Por meio da reunião dos gestores dessas bibliotecas, o Encontro tem o objetivo de aprimorar conhecimentos em organização das bibliotecas, mediação da leitura e ações de incentivo à leitura; discutir e refletir sobre as políticas públicas das bibliotecas, do livro, da leitura e da literatura e, ainda, proporcionar a troca de experiências, estimulando um aperfeiçoamento das práticas existentes. Informações sobre a inscrição e a programação completa podem ser acessadas AQUI.

Entre os dias 17 e 20 de agosto de 2021 acontecerá o I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais: arquivos, bibliotecas e museus com ampla programação voltada para as áreas de arquivos, bibliotecas e museus. A programação é composta por um amplo cronograma de palestras que irão abordar a contemporaneidade e os desafios dos principais lugares de memória. O encontro também integra as celebrações ao Dia do Patrimônio Cultural 2021, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.