I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais – arquivos, bibliotecas e museus tem programação diversa

I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais – arquivos, bibliotecas e museus tem programação diversa

A partir do tema “Contemporaneidade e novos horizontes”, dentro da Semana do Patrimônio, evento vai reunir série de palestras sobre a atuação de espaços da cultura e da memória nos dias atuais
 

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE), promove, de 17 a 20 de agosto, o I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais: arquivos, bibliotecas e museus. A partir do tema “Contemporaneidade e novos horizontes”, o evento, que faz parte das atividades do Dia do Patrimônio Cultural, vai reunir uma série de palestras e debates para abordar a contemporaneidade e os desafios dos principais lugares de memória.

Realizado de maneira virtual e gratuita, o Encontro também contemplará as edições 2021 do I Encontro Estadual de Arquivos, do VI Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e do XIV Encontro Estadual de Museus e terá sua programação transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Secult. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente na plataforma Sympla para emissão de certificado de participação.  Já as inscrições para os encontros setoriais, que serão realizados exclusivamente na plataforma Sympla Streaming, ocorrerão até 19 de agosto.

O superintendente Interino de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais e diretor de Museus da Secult, Alexandre Milagres, detalha que, pelo atual contexto pandêmico, o momento é, ainda, de ressignificados e trocas. “Os novos horizontes que se descortinam pedem cada vez mais a nossa atenção e a união das três áreas e este grande encontro nos mostra como é fundamental o papel dessas instituições na contemporaneidade. Equipamentos culturais singulares e responsáveis pela democratização do acesso à cultura, à informação e que salvaguardam memórias diversas para as gerações futuras por meio de suas coleções e acervos preservados”, destaca.

Diálogo e atuação estratégica
A iniciativa surgiu do intuito da SBMAE em alinhar os procedimentos e as missões de seus equipamentos, ao mesmo tempo em que reconhece a especificidade de cada um deles e dos municípios de que fazem parte. Os arquivos, as bibliotecas e os museus são equipamentos culturais estratégicos para a democratização do acesso à cultura e à informação aos cidadãos, mas cada um deles tem atribuições e ações próprias, e essas particularidades também serão contempladas na programação.

A diretora do Arquivo Público Mineiro, Luciane Andrade, destaca que arquivos, bibliotecas e museus são espaços estratégicos que têm como função primordial, além da preservação, tornarem-se lugares culturais de aprendizado, de troca e de evolução. “A programação ampla é uma boa maneira de alcançar e fortalecer os equipamentos culturais em Minas Gerais, aproximando a todos, mesmo que distanciados fisicamente, além de trazer para a discussão informações, boas práticas, vivências e formatos bastante frutíferos”.

Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Ozório Couto, o evento é um exemplo de diálogo horizontal e ações compartilhadas. “A iniciativa nos mostrará o quanto é importante a atuação conjunta para o desenvolvimento intelectual e cultural da sociedade como um todo, democratização como meio comum, fazendo pontes, trazendo e levando conhecimento e registrando a memória. Nos dias atuais, é preciso cada vez mais aprender, ensinar, trocar ideias e experiências; participar com reciprocidade, respeito e dedicação para um resultado cada vez melhor e mais positivo”.

Programação múltipla
As atividades do I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais têm início na terça-feira (17/8), a partir das 10h, com uma palestra inaugural ministrada pelo secretário Leônidas Oliveira. Também participam da abertura do evento o subsecretário de Cultura da Secult, Maurício Canguçu, e a superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, Flávia Botelho. Ainda na programação, haverá palestra com Clarice Libânio, da ONG Favela É Isso Aí, a respeito da democratização do acesso aos bens culturais.

Na quarta-feira (18/8), a partir das 10h, ocorre a mesa “Políticas públicas da Secult para arquivos, bibliotecas e museus”.  À tarde, os gestores de Museus, do APM e da Biblioteca Pública Estadual vão apresentar aos participantes as ações da Secult para fortalecer as políticas públicas voltadas a equipamentos culturais. A mediação é de José de Oliveira Júnior.

Completa a programação, no dia 18/8, a palestra “A função dos arquivos públicos, das bibliotecas e dos museus e sua responsabilidade na preservação da memória materializada”, às 14h, e que vai contar com a participação de Cleide Fernandes, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, Denis Soares, do Núcleo dos Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro, e Pollyanna Machado, do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais. A palestra será mediada por Ygor Souza.

A abertura do terceiro dia de atividades vai debater saúde pública e cultura em tempos e pandemia. Durante a palestra “Convivendo com o coronavírus em equipamentos culturais”, a diretora de Articulação e Integração Cultural da Secult, Cristina Kumaira, e o representante da Secretaria de Estado de Saúde, Felipe Martins, vão iniciar um diálogo a respeito de ações adotadas para o enfrentamento da pandemia em locais voltados à difusão cultural em Minas Gerais. O encontro acontece na quinta-feira (19/8), às 10h, e será mediado por Flávia Andrade.

A segunda mesa do dia será dedicada ao debate sobre os impactos do novo coronavírus nos equipamentos culturais e à Agenda 2030 como caminho para a transformação desses espaços. A partir das 14h, acontece a palestra “Agenda 2030 como caminho para a transformação dos equipamentos culturais”, com participação de Roberta Caldo, do Centro de Informações das Nações Unidas, e Giselle Dupin, representante da Unesco. A mediação é de Renan Xavier.

O último dia de atividades do I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais, na sexta-feira (20/8), vai debater questões ligadas à informação e aos dados de usuários. A palestra “Lei de Acesso à Informação e à Lei Geral de Proteção de Dados: desafios para os equipamentos culturais” será realizada às 10h, com participação de Maria Dominguez, pesquisadora do Centro de Conhecimento Anticorrupção da ONG Transparência Brasil, e Thiago Schütz, fundador do escritório Silva e Schütz Advogados. O evento tem mediação de Ericka Fantauzzi.

O encerramento acontece às 14h, com a programação associada, quando serão realizados, simultaneamente, o I Encontro Estadual do Sistema de Arquivos, o VI Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e o XIV Encontro Estadual de Museus. Os eventos serão transmitidos pela plataforma Sympla Streaming, e as inscrições podem ser feitas até 16 de agosto.

Acesse a programação completa do I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais: arquivos, bibliotecas e museus.

I Encontro Estadual de Arquivos:
Inscrições AQUI.

VI Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas:
Inscrições AQUI.

XIV Encontro Estadual de Museus:
Dia 17/8 – Inscrições AQUI.
Dia 20/8 – Inscrições AQUI

Pular para o conteúdo
Fale Conosco