Exposição Flora Poética é prorrogada até 28 de fevereiro

Mostra gratuita ocupa a Biblioteca Estadual com fotografias e objetos inspirados em Diadorim, personagem de Grande Sertão: Veredas

A exposição Flora Poética, inaugurada em dezembro de 2021, será prorrogada até 28 de fevereiro. A mostra, de autoria dos artistas Lucas Sousa e Wágner Pena, é inspirada em uma das personagens mais icônicas do universo literário brasileiro: Diadorim, de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Os registros fotográficos analisam as diferentes metáforas e alegorias enigmáticas atribuídas a Diadorim ao longo da extensa narrativa do escritor.

Os trabalhos podem ser visitados na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Estadual, de segunda a sexta, das 10h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita. Não é necessário o agendamento prévio para visitações, mas os protocolos de proteção devem ser seguidos durante a permanência no ambiente. O uso de máscaras, por exemplo, é obrigatório.

Ao todo, são 26 fotografias com registros da natureza, das humanidades e da relação das pessoas com o ambiente. As imagens foram capturadas no Alto Vale do Jequitinhonha, na cidade de Couto Magalhães de Minas, nas comunidades Água Espalhada e Amendoim (ambas pertencentes ao município) e em Inhaí (distrito de Diamantina).

Outros elementos
Além das fotografias, “Flora Poética” reúne uma série de objetos que captam a essência das culturas populares e fazeres tradicionais característicos da região do Alto Jequitinhonha. O acervo expositivo conta com um estandarte, alguns pássaros de madeira, objetos urdidos em palha e cipó, casinhas e santos esculpidos em argila, flâmula de fio de linho, dois tecidos e um pequeno tronco envernizado de madeira.

Sobre os artistas
Lucas Sousa é paraense, natural da cidade de Viseu, região nordeste do estado. Há seis anos reside em Diamantina (MG). É bacharel interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e licenciando em Letras Português/Espanhol pela mesma instituição. É pesquisador no Grupo de Estudos em Literatura, Arte e Cultura – LAC (UFVJM/CNPq), agente cultural (IFSul-Rio-Grandense) e curador independente.
Wágner Pena é mineiro, de Couto Magalhães de Minas, fotógrafo autodidata, que já teve trabalhos expostos em Belo Horizonte no Centro Cultural Zilah Spósito e no Palácio das Artes. Em Montes Claros, o artista expôs o Projeto “Para ter beleza não precisa ter idade”, no Centro Cultural Hermes de Paula, culminando na produção e lançamento de 40 livros artesanais.