Grupo de Estudos Alexandria aborda as relações entre arquivos, bibliotecas e museus

Evento virtual acontece em 28 de abril com mediação de Gabrielle Francinne Tanus, da UFRN

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MG), promove a 6ª edição do Grupo de Estudos Alexandria. Em abril, a atividade vai abordar o tema “Relações entre bibliotecas, arquivos e museus” e será realizada por meio de plataforma de videoconferência na quinta-feira (28/4), a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

O encontro terá como referencial teórico o texto “Arquivos, bibliotecas e museus: relações entre documento e informação”, de Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli e José Fernando Modesto da Silva, disponível para leitura neste link. Nessa edição, as discussões se baseiam nas relações entre arquivos, bibliotecas, museus e instituições afins a partir da noção de documento existente em cada área. O debate será mediado por Gabrielle Francinne Tanus, doutora em Ciência da Informação pela UFMG e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Grupo de Estudos Alexandria é realizado bimestralmente pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Antes de cada encontro, a equipe do SEBP-MG disponibiliza o texto que será tema da reunião seguinte. A proposta do Grupo é oferecer um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, visando promover a atualização de conhecimentos sobre os temas discutidos e, principalmente, a formação continuada.

O link para participação da 6ª edição do Grupo de Estudos Alexandria será enviado automaticamente ao endereço de e-mail informado no momento da inscrição. Caso a pessoa não receba o link deve solicitar ajuda à equipe do SEBP-MG pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. O link de acesso é individual e intransferível.  Os certificados são gerados a partir das informações registradas na inscrição, por isso é necessário ter atenção ao formulário.

Sobre a convidada
Gabrielle Francinne de S. C. Tanus é professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora vinculada ao grupo “Informação na Sociedade Contemporânea”, cadastrado no CNPq. Trabalhou como bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).