Quadrinistas independentes comemoram o Dia Nacional da Biblioteca e promovem lançamento coletivo de obras

Obras foram produzidas com recursos da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais; Evento será realizado no sábado, 9 de abril

Evento criado para divulgar o trabalho de quadrinistas e ilustradores mineiros independentes, a Feira Mineira de Quadrinhos será realizada no sábado (9/4), na Biblioteca Estadual de Minas Gerais, data que marca as comemorações do Dia Nacional da Biblioteca. Participam da Feira os artistas que foram selecionados no Edital N°21/2020 “Seleção de Propostas de Publicação de Obras de Histórias em Quadrinhos” da Lei Aldir Blanc, operacionalizada em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Após a divulgação do resultado do Edital, um grupo de 29 artistas de projetos aprovados no Edital se juntaram a um coletivo de quadrinistas mineiros. A união ocorreu com o intuito de se ajudarem mutuamente sobre os procedimentos de execução e prestação de contas do edital. De acordo com Fabrício Martins, roteirista de Oblivion, “o grupo se formou para tirar dúvidas sobre questões burocráticas sobre documentos exigidos no edital, mas logo passou a ser um suporte de questões inerentes a quadrinistas independentes, como produção gráfica, dicas de divulgação em redes sociais e outras questões”.

Ao longo de toda a produção das obras de quadrinhos aprovadas na Aldir Blanc, os artistas ficaram em isolamento social. Dessa forma, não participaram de Feiras e Encontros de Histórias em Quadrinhos, principais instrumentos de divulgação e lançamento de obras para artistas independentes. De acordo com Regis Luiz, quadrinista e gestor do dia Nacional do Quadrinho de BH, “os eventos presenciais são importantes para que os autores e artistas possam interagir diretamente com o público, facilitando a apresentação e venda de suas obras para novos leitores, além de criar um ambiente favorável para a formação de uma rede de contato entre profissionais, artistas iniciantes e entusiastas”. Agora, em 2022, o coletivo propõe a organização da Feira Mineira de Quadrinhos para celebrar o lançamento de suas HQ’s e promover o primeiro encontro do grupo, “fortalecendo o cenário para um futuro mercado estabelecido” de acordo de Regis.

O coletivo conta com quadrinistas veteranos, como Renatta Barbosa (roteirista da Turma da Mónica) e Cristiano Seixas (diretor da Casa de Quadrinhos), e novatos, como Ana Paula Côrtes (autora de O Planeta). Ao todo, serão lançadas 21 obras na Feira. A programação, inteiramente gratuita, inclui a feira, onde o público poderá interagir com os artistas, uma exposição sobre quadrinhos e processo de criação e diversas palestras e rodas de conversa com convidados especiais, atuantes nos mercados de quadrinhos e ilustrações mineiras e nacionais.

Programação e Dia Nacional da Biblioteca
Além do Lançamento das Obras viabilizadas pela Lei Aldir Blanc, a Feira Mineira de Quadrinhos conta com uma Exposição com o objetivo de apresentar originais, processos criativos, experimentações e ilustrações dos artistas e Palestras e encontros com temas: Humor e Narrativa Visual; Ativismo racial e quadrinhos; Produção em quadrinhos e Rodas de conversa sobre mercado de quadrinhos.

A data escolhida para a Feira é uma homenagem ao Dia da Biblioteca no Brasil. As histórias em quadrinhos são uma importante forma de incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos. E a biblioteca é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar. A Feira também é o primeiro evento a compor o acervo do Espaço Geek, que será inaugurado com o fim das reformas do Anexo da Biblioteca Pública Estadual.

Palestras e encontros
11h – Ativismo racial e quadrinhos, com Acir Piragibe (autor de D’artagnan) e La Cruz (autor de Legacy). Mediação: Régis Luiz.
13h30 – Humor e Narrativa Visual, com Gustavo Legusta (autor de Coletânea  Legustirinas) e Sunça (autor de Genô e Gertrú Abalando as Estruturas). Mediação: Fabrício Martins.
15h – Produção em quadrinhos – do edital à divulgação da obra, com Line Lemos (autora de Fessora), Carol Rossetti (autora de Vento Norte) e Ronaldo Braga (Gráfica Formato). Mediação: Fabrício Martins.
17h – Rodas de conversa sobre mercado de quadrinhos, com Cristiano Seixas (Autor de Contos do Calango), Mariana Viana (Fora do Plástico). Mediação: Régis Luiz.

Feira Mineira de Quadrinhos

Data: 9 de abril (sábado) Horário: 10hs às 18hs
Local: Teatro de Arena da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Exposição Mineira de Quadrinhos
Data: 18 de abril a 15 de maio
Horário: segunda a sextas às 8:00-18:00, sábados de 08h às 12h.
Local: anexo da Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, 21 – Savassi, Belo Horizonte – MG