O Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, convida equipes de bibliotecas públicas e comunitárias a participarem do Grupo de Estudos Alexandria, uma iniciativa criada para discutir assuntos relevantes às áreas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. Neste ano, o Grupo de Estudos Alexandria se reunirá mensalmente, durante o primeiro semestre, por videoconferência. O objetivo é oferecer um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, visando promover a atualização de conhecimentos e a formação continuada.

A segunda atividade do grupo de estudos em 2023 será “Entre Bibliotecas, Arquivos e Museus: a construção do patrimônio documental”, com a participação da professora associada de Arquivologia do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Ivana Parrela. Ivana é graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990), especialista em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (1991), mestra (2002) e doutora (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e História, trabalhando principalmente com os seguintes temas: arquivo, museu, memória, ação cultural, educação patrimonial e história de Belo Horizonte, Minas Gerais.

A atividade ocorrerá no dia 15 de março, às 14h, via Teams. Recomendamos o acesso via desktop ou notebook. Os participantes que assinarem a lista de presença disponibilizada durante o evento receberão certificado.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

As bibliotecas, arquivos e museus são instituições que organizam, preservam e disponibilizam para consulta e pesquisa diversos tipos de documentos. Nas bibliotecas, é comum encontrar livros, revistas, jornais, teses, dissertações, entre outros tipos de publicações. Já nos arquivos, os documentos podem ser de natureza administrativa, como processos e correspondências, ou ainda incluir documentos cartográficos, fotográficos e audiovisuais. Nos museus, as coleções podem ser compostas por objetos de arte, peças históricas, coleções científicas, entre outras. Cada tipo de documento tem suas particularidades e demanda diferentes formas de gestão e acesso. Há ainda tipos, como arquivos pessoais que podem estar presentes nos três equipamentos. De todo modo, todos eles têm em comum o fato de serem parte da memória e patrimônio cultural da humanidade, o que justifica sua organização, preservação e disponibilização para a sociedade. A colaboração entre essas instituições também é importante, uma vez que podem compartilhar conhecimentos e documentos complementares, enriquecendo a pesquisa e contribuindo para uma visão mais ampla e completa da história e cultura.

Essa é uma atividade realizada especialmente para auxiliar as equipes de bibliotecas públicas na organização e preservação dos acervos de memória local, visando a obtenção da Declaração de Acervos Culturais, do programa de ICMS Patrimônio Cultural do IEPHA. Participe!

Descrição do convite:

Convite para evento on-line. Texto: Grupo de Estudos Alexandria. Tema: Entre Bibliotecas, Arquivos e Museus: a construção do patrimônio documental. Convidada: Ivana Parrela, da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Data: 15 de março de 2023, quarta-feira, 14h. Por videoconferência (Teams). Inscrições gratuitas www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. Logos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, marca A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. O fundo do cartão é amarelo clarinho e o texto em tom de marrom. À direita, dentro de um círculo, foto do rosto da convidada. Ivana é uma mulher branca e está com os cabelos castanhos presos atrás da cabela. Ela está de frente, com um sorriso largo.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco