Grupo de Estudos Alexandria

Em encontro virtual Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas discute a Memória nas coleções de memória das bibliotecas públicas

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para edição do Grupo de Estudos Alexandria “Memória e coleções de memória em bibliotecas públicas”, com a participação do professor e bibliotecário Fabrício José Nascimento da Silveira e da bibliotecária Maria Clara Fonseca. Neste ano, o Grupo de Estudos Alexandria se reunirá mensalmente, durante o primeiro semestre, por videoconferência. O objetivo é oferecer um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, visando promover a atualização de conhecimentos e a formação continuada.

O encontro será no dia 12 de abril de 2023, às 14h, por plataforma de videoconferência (Teams). Os participantes que assinarem a lista de presença disponibilizada durante o evento receberão certificado em até 30 dias.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de abril AQUI

Para melhor aproveitamento do encontro, recomenda-se a leitura do capítulo “Sendas entre o visível e o invisível: a biblioteca como ‘lugar de memória’ e de preservação do patrimônio”, de autoria do convidado Fabrício Silveira, disponível no livro “Patrimônio, informação e mediações culturais” (https://neppamcs.eci.ufmg.br/).

Nos últimos dois anos, as coleções de memória das bibliotecas públicas têm sido avaliadas e pontuadas no programa ICMS Patrimônio Cultural do Iepha, por meio da Declaração de Acervos Culturais. Reforçamos a importância da participação de equipes de bibliotecas e de responsáveis pelas ações patrimoniais nos territórios mineiros nesta atividade.

Sobre o convidado e a convidada:

Fabrício José Nascimento da Silveira é graduado em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor do curso de graduação em Biblioteconomia e do curso de pós-graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG.

Maria Clara Fonseca é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Gerenciamento Estratégico da Informação e mestrado em Ciência da Informação pela PUC-Campinas. Atua como coordenadora da Biblioteca do Centro Cultural UNIARAXÁ e como diretora da Biblioteca Pública Municipal de Araxá “Viriato Corrêa”.

#paratodosverem Convite para atividade on-line. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para o Grupo de Estudos Alexandria, com o tema “Memória e coleções de memória em bibliotecas públicas. Convidado: Fabrício Silveira, Escola de Ciência da Informação da UFMG. Convidada: Maria Clara Fonseca, Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa, de Araxá. Data e horário: 12 de abril de 2023, quarta-feira, 14h. Por videoconferência (Teams). Inscrições gratuitas em www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. Logos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, marca A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais. O fundo do convite é cinza clarinho e o texto é em tons de roxo. À direita, em dois círculos individuais foto de Fabrício e de Maria Clara. Fabrício é um homem pardo, que usa óculos e tem barba curta. Ele segura um livro aberto nas mãos. Maria Clara é uma mulher branca, de cabelos lisos na altura dos ombros. Ela está de frente, com sorriso largo.