Projeto “Novos Talentos” recebe o escritor gaúcho Lucas Andrade Ananias

Encontro virtual será transmitido na sexta-feira (26/2), pelo Instagram da Biblioteca, e vai abordar o primeiro livro do autor, “Bem-me-quer”

Berço de importantes nomes da literatura nacional, o estado do Rio Grande do Sul é também celeiro de novas gerações de escritores. E é a recente trajetória de mais um gaúcho que será tema da próxima live do projeto “Novos Talentos”, iniciativa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais para dar mais espaço e divulgação a diferentes produções da literatura e das artes em geral. O convidado da vez é o escritor Lucas Andrade Ananias, que tem um encontro marcado pelo Instagramda Biblioteca na sexta-feira (26/2), a partir das 15h.

Com mediação de Eliani Gladyr, a conversa se dará em torno do livro “Bem-me-quer” (Ed. Arte Impressa, 2021), obra de estreia de Lucas no universo da literatura. O romance conta a história do casal Luan e Amanda, que descobre um segredo após a Cápsula do Tempo ser aberta. Os jovens iniciam um romance em um momento complicado para ambos: enquanto Luan está envolvido com seu trabalho em uma agência de turismo, Amanda precisa ir a Madrid para iniciar um estágio e ajudar a irmã com os preparativos do casamento.

Apesar de ser a primeira obra do autor, “Bem-me-quer” surgiu para Lucas Ananias ainda na infância. “Na quarta série do Ensino Fundamental eu já tinha alguns dos personagens dessa história em mente. Já imaginava uma história onde um casal de namorados se separava. A história surgia na minha cabeça, desaparecia por algum tempo e depois voltava. Foram anos com essa ideia até que eu estava no mestrado e fiz uma viagem pra Espanha pra apresentar um trabalho”, comenta Lucas.

A partir de 2014, a ideia de publicar uma história se tornava mais sólida e, entre idas e vindas, o escritor passou a se dedicar ainda mais a seu projeto. “Escrevi como um desafio: quero ver se eu sei escrever. E de todas as histórias que eu tinha na cabeça, essa era a que mais me parecia possível de colocar no papel naquele momento. Pedi pra uma amiga ler o que eu escrevia. Eu mandava o capítulo e ela me pedia outro. Eu escrevia e mandava. Ela terminava de ler e eu nem tinha terminado de escrever o outro”.

Com 32 anos de idade, Lucas descobriu o gosto pela Literatura com os clássicos livros da Coleção Vaga-lume, uma das principais referências literárias para diversas gerações de crianças e jovens. “Tenho certeza de que muitos leitores da minha faixa etária também começaram por estes livros. Ficava olhando as capas dos livros e relacionava as obras aos autores. No decorrer da minha vida escolar, tudo se encadeava numa lógica muito própria. Talvez por ser filho único, eu criava histórias pra mim mesmo”, destaca Lucas.

E são as narrativas envolvendo mistérios, charadas e segredos e que prenderam a atenção do escritor ainda na infância, que ajudaram a ambientar a história de “Bem-me-quer”.

Lucas Ananias reside em Blumenau (SC) e, além de escritor, é psicólogo, com mestrado em Educação e cursa Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Para ele, a iniciativa da Biblioteca Estadual em abrir espaço para os novos talentos da literatura é uma excelente proposta para despertar o interesse da leitura em novos públicos.

Em breve, o livro “Bem-me-quer”, de Lucas Andrade Ananias, fará parte do acervo literário da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

A Biblioteca Estadual é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).