Resenha da Semana: Depois de Auschwitz, de Eva Schloss

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

SCHLOSS, Eva. Depois de Auschwitz: o emocionante relato da irmã de Anne Frank que sobreviveu ao holocausto. São Paulo: Universo dos Livros, 2013. 302 p.

O livro é uma história real, contada por Eva Schloss, que se tornou enteada de Otto Frank, e não foi irmã diretamente de Anne Frank. Infelizmente elas não tiveram a oportunidade de ter uma convivência, pois o casamento de Otto com a mãe de Eva, aconteceu após a libertação do campo de concentração de Auschwitz, onde seu pai e irmão foram mortos, juntamente com Anne e Margot, que faleceram de tifo. O livro começa com Eva contando, de forma resumida, desde sua infância na Áustria até sua vida pós campo de concentração – por isso o título “Depois de Auschwitz”. Enquanto morava na Áustria, Eva tinha uma vida boa, mais do que boa, economicamente falando. Com o passar do tempo, as coisas foram saindo de seu lugar, foi aí que tudo começou! Após Hitler se tornar o líder da nação as coisas começaram a piorar, foi aumentando a onda de preconceitos contra os judeus, tanto na Áustria quanto em outros países que foram afetados por Hitler e sua ideologia.

As pessoas começaram a mudar seu comportamento com Eva e sua família, pessoas que sempre estiveram presentes em seu convívio, vizinhos próximos, amigos! Todos se voltaram contra eles. O pai de Eva então, percebeu que a melhor opção era retirar sua família do país e se mudaram para Amsterdã – Holanda. Lá, a onda de preconceito contra os judeus não estava tão forte e era, aparentemente, um lugar seguro, no momento. Uma das coisas mais ditas e frisadas por Eva, é que ela realmente não acredita na bondade do ser humano, e que existe algo de bom neles. Ela relata momentos de extorsão dos que estavam “ajudando” a família, ameaças e coisas desse tipo. Ela divide conosco o momento em que foram capturados depois da invasão dos nazistas em Amsterdã, e a sua entrada no campo de concentração com sua família. Até então, Eva e sua família não acreditavam que os nazistas estavam colocando os judeus em campos, para assassiná-los, mas sim, para manter um trabalho forçado.

Eles não tinham noção do que passariam naquele lugar, e do que os aguardava. Eva diz em seus relatos que o fato dela e de sua mãe terem sobrevivido, foi por sorte, pois você não tinha como escapar disso, era feito basicamente um sorteio, se o oficial nazista não gostasse de você, o seu destino era realmente a câmara de gás, o fuzilamento, ou qualquer outra forma de punição pela sua existência. Pós campo de Auschwitz, Eva relata como foi conviver com seus traumas, medos e inseguranças no mundo. Ainda existia o preconceito contra o povo judeu, mesmo pós holocausto. A mãe de Eva, juntamente com Otto, realizaram um trabalho lindo para que a história do holocausto, a história de Anne, não fosse perdida. Foi verdadeiramente, uma união de forças para que a história do diário e de tudo que os Frank passaram, não se perdesse.

Depois de Auschwitz é um livro triste, que tira o seu conforto, te tira do seu lugar de descanso e te faz enxergar até que ponto o ser humano é capaz de ir, por um ideal. Mesmo que esse ideal seja a aniquilação de um povo. De leitura fácil e tranquila, o livro te transporta até o campo de Auschwitz e te mostra como foi a vida dos judeus dentro do campo e como foi a vida de Eva pós holocausto

Resenha por Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais