Resenha da Semana: Ponto de Impacto, de Dan Brown

Resenha da Semana: Ponto de Impacto, de Dan Brown

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

Brown, Dan. Ponto de impacto. São Paulo: Arqueiro, 2014. 448p.


 

Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita o impacto da sua descoberta para contornar uma grave crise financeira e de credibilidade. O peso dessa revelação acarreta sérias implicações para a política espacial norte-americana e, sobretudo, para a iminente eleição presidencial. Com o objetivo de verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca envia a analista de inteligência Rachel Sexton para a desolada geleira Milne. Acompanhada por uma equipe de especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, Rachel se depara com indícios de uma fraude científica que ameaça abalar o planeta.

Antes que Rachel possa falar com o presidente dos Estados Unidos sobre suas suspeitas, ela e Michael são perseguidos por assassinos profissionais controlados por uma pessoa que é capaz de tudo para encobrir a verdade. Em uma fuga desesperada para salvar suas vidas, a única chance de sobrevivência para Rachel e Michael é desvendar a identidade de quem se esconde por trás de uma conspiração sem precedentes.

Com fascinantes informações sobre a NASA, a comunidade de inteligência e os bastidores da política americana, sem falar na polêmica discussão sobre a possibilidade de vida extraterrestre, Ponto de Impacto revela o amadurecimento de Dan Brown como escritor, reunindo todas as qualidades que o transformam em um fenômeno mundial com seu livro seguinte, O Código Da Vinci A obra chega a ser até mais ousada e prepotente que seus livros anteriores, com uma espécie de apologia à vida extraterrestre, em uma trama que envolve a NASA e a corrida à presidência dos Estados Unidos.

O livro acompanha Rachel Sexton, que é analista de informações do NRO (Escritório Nacional de Reconhecimento), filha do principal candidato à presidência dos EUA, o senador Sedgewick Sexton. Ele concorre ao cargo mais importante do mundo com Zachary Herney, que está disputando a reeleição. E, assim como já é comum em outros livros, a narrativa de Brown é cheia de estereótipos envolvendo cientistas, oceanógrafos, políticos e agentes do governo. Além das reviravoltas clichês e dos famosos capítulos curtinhos que ajudam o leitor a terminar o livro rapidamente.

Os capítulos são cheios de ação, suspense e aventura. O fato de que o autor usa sempre da mesma receita de bolo para a construção de seus romances não é novidade para ninguém, no entanto, isso ainda me é um incômodo. Todavia, a história é muito didática e explorou muito bem as conspirações políticas. Seus personagens são carismáticos e marcantes. Um ótimo livro para entreter o leitor.

 
Resenha por: Thayane Luiza Zschaber de Oliveira
Estagiaria do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Pular para o conteúdo
Fale Conosco