Resenha da Semana: Harry Potter e a Câmara Secreta, de J.K. Rowling

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

ROWLING, J. K. Harry Potter e a câmara secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Joanne Kathleen Rowling nascida nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, é escritora, roteirista e produtora cinematográfica. Ganhou notoriedade ao escrever uma das sagas mais conhecidas no mundo inteiro. Recebeu diversos prêmios e vendeu mais de 500 milhões de cópias de seus livros. Esse é o segundo livro da saga do famoso bruxo Harry Potter.

Após o fim do seu primeiro ano letivo em Hogwarts, Harry retorna para a casa de seus tios, os Dursley. Harry se queixa com seu tio por não ter autorização de soltar sua coruja, um presente de seu amigo Hagrid em seu primeiro ano letivo, em Hogwarts. Seu tio o enfrenta e informa que receberá uma visita importante, para fechar um negócio e o obriga a ficar quieto em seu quarto, enquanto a visita está em casa, fingindo não existir. Harry esperava pelo menos o mínimo de consideração de seus tios, pois era seu aniversário, entretanto, como todos os anos, os tios ignoraram essa data, que era tão importante para Harry.

Enquanto se dirigia para o seu quarto, pois a visita importante já havia chegado, Harry começa a escutar alguns barulhos estranhos e vai averiguar o que é, e nesse momento ele se assusta por perceber que em seu quarto, está uma criatura fantástica de Hogwarts, um elfo doméstico chamado Dobby. A visita de Doby foi rápida, mas foi o suficiente para causar um grande estrago na casa de Harry, principalmente com seus tios.

Após todos os problemas ocorridos pela visita de Dobby, seu tio decide tomar uma medida drástica contra o menino, mandando instalar grades em suas janelas e o proibiu de sair. Mas como Harry tem grandes amigos, eles o salvaram de um modo nada convencional.

Após seu resgate, Harry vai para a casa se Rony, chamada de Toca. É um lugar surpreendente e fora de todos os padrões que Harry conhecia. Ele foi apresentado a toda a família Weasley, e foi muito bem recebido, bem diferente da forma como era tratado na casa de seus tios. Era uma casa pequena, se refletida a quantidade de pessoas nela, mas com muito amor.

Ginny Weasley é a filha mais nova da família e vai para Hogwarts junto com seus outros irmãos e Harry. Ela é uma menina quieta, inteligente e muito esperta, e que tem uma paixonite muito forte por Harry Potter. Ela é uma das peças principais neste segundo livro, pois através dela, coisas terríveis acontecem.

Quando eles retornam a Hogwarts, coisas estranhas começam a acontecer com os nascidos trouxas, e Harry fica ciente da lenda sobre a Câmara Secreta, que foi supostamente construída por um dos quatro fundadores de Hogwarts, o fundador da Casa Sonserina, Salazar Slytherin. A lenda diz que, dentro da Câmara habita um terrível monstro que só poderia ser controlado pelo herdeiro de Slytherin. Dessa forma temos a casa da Sonserina inserida no livro de uma forma bem interessante.

A partir dessa lenda e de uma possível abertura da Câmara, que muitas coisas estranhas começam a acontecer, o motivo de Hagrid ter sido expulso de Hogwarts, mas pela bondade e amizade de Dumbledore, a sua permanência na escola como guarda-caças. Muitas tramas são desenvolvidas e resolvidas, outras são iniciadas e têm desfechos surpreendentes. De uma forma bem sutil, é introduzida neste livro, a abordagem feita pela autora sobre o preconceito e a diferenciação dos nascidos trouxas e dos ditos sangues puros.

O livro foi escrito de uma forma genial pela J. K. Rowling. A autora consegue finalizar a trama de uma forma sólida e com sentido a tudo o que acontece, deixando algumas pontas soltas para que seja feita a introdução dos próximos volumes. Nesse segundo livro, já conseguimos notar a diferença entre o primeiro, pois coisas mais sérias e nebulosas começam a acontecer, exigindo que os alunos de Hogwarts comecem a ter uma maturidade e uma responsabilidade maior de forma precoce, se for levada em consideração a idade de todos os alunos envolvidos.

Harry precisa aprender a confiar em si mesmo e consegue enfrentar seus medos e temores, tendo um autoconhecimento que nem ele mesmo imaginou que um dia teria. Coisas a seu respeito são descobertas, e ele jamais imaginou que um dia seria capaz de realizar coisas grandiosas, como realizou em seu segundo ano em Hogwarts.

Como era de se esperar, o livro foi alinhado em uma trama que te envolve, te prende e te mostra como o mundo mágico de Harry Potter é fascinante e repleto de histórias intrigantes e reviravoltas mágicas, vamos assim dizer.

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais