Resenha da Semana: Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de J.K. Rowling

Resenha da Semana: Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de J.K. Rowling

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

ROWLING, J. K. Harry Potter e o enigma do príncipe. Rio de Janeiro: Rocco, 2015. 471 p

Joanne Kathleen Rowling nascida nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, é escritora, roteirista e produtora cinematográfica. Ganhou notoriedade ao escrever uma das sagas mais conhecidas no mundo inteiro. Recebeu diversos prêmios e vendeu mais de 500 milhões de cópias de seus livros. Esse é o sexto livro da saga do famoso bruxo Harry Potter.

A história começa com muitos acontecimentos traumáticos no mundo trouxa, que foram causados por comensais da morte. Após a sua última aparição, no Ministério da Magia, Voldemort continuou agindo, com mais força. E após inúmeras declarações do Ministro da Magia Fudge, negando que o Lorde das Trevas havia voltado, a comunidade bruxa se uniu e pediu que ele fosse exonerado, dando lugar para seu sucessor Scrimgeour.

 Há uma ligação entre o Ministro da Magia e o Primeiro Ministro da Inglaterra trouxa, pois alguns assuntos devem ser revelados à ele para que o mundo trouxa fique sob alerta. Mas infelizmente os ataques aos trouxas em uma ponte e a aparição de gigantes destruindo tudo o que veem pela frente, tem causado terror nos dois mundos.

Depois de saber exatamente os planos do Lorde das Trevas, Narcisa decide pedir ajuda. Ela não gostaria de ver seu único filho Draco, falhar na missão a que ele foi incumbido de realizar. Ela vai ao encontro de Snape para pedir ajuda, sua irmã Belatriz vai junto, pois ela não acredita que Snape seja confiável e que Narcisa não deveria estar falando sobre o plano secreto. Belatriz questiona o professor sobre sua lealdade ao Lorde das Trevas e ele com uma lista extensa de argumentos, prova que continua leal e servindo muito bem à causa, sendo espião em Hogwarts.

Como uma forma de súplica, Narcisa pede a Snape para que ele converse com Lorde das Trevas para que ele mude de ideia, mas Snape sabe que isso é impossível, então ela apela para o voto perpétuo, e ele aceita proteger, cuidar e executar a tarefa de Draco, caso ele falhe. Harry estava na casa dos Dursley, sem muita esperança de que Dumbledore iria ao seu encontro, mesmo o diretor tendo enviado uma carta confirmando que iria levá-lo até a Toca, a casa dos Weasley para que ele terminasse as férias em melhor companhia, mas antes teria um compromisso com ele, só não sabia o que. Para a sorte do garoto, o diretor veio ao seu encontro na rua dos Alfeneiros e surpreendeu os Dursley com sua chegada. Harry percebeu que a mão do  diretor estava machucada, escura e enrugada, mas o diretor não se preocupou em explicar o motivo, antes queria acertar com Harry os detalhes do testamento de Sirius.

 Sirius havia deixado a casa, todo seu ouro, o hipogrifo e o elfo da família, Monstro, que foi enviado a Hogwarts, para que os outros elfos ficassem de olho nele. Antes de sair, Dumbledore avisa aos tios de Harry que ele está quase com 17 anos, que é considerada a maioridade bruxa e que eles deveriam cuidar do garoto até essa idade, pois o encantamento que o protege está válido até essa data, e após isso, ele teria a proteção de outros.

 O compromisso era nada mais nada menos que convencer um antigo e aposentado professor de Hogwarts a voltar a lecionar. Ele era professor de poções e se chamava Horácio Slughorn, que tinha um costume de ter alunos troféus e nada melhor do que levar Harry Potter como isca não é mesmo!? O garoto seria a pedra mais preciosa em sua coleção de alunos brilhantes.

 Assim que chegou na Toca, antes de entrar, o diretor teve uma conversa franca com o garoto, pediu que ele não se isolasse, e contasse sobre a profecia aos seus amigos Rony e Hermione, ele entendia a dor e o sofrimento de Harry, a morte de seu padrinho foi muito rápida e prematura, mas Dumbledore estava disposto a ficar mais próximo do garoto e se propôs a dar aulas particulares a ele, para ser mais presente e acompanhar o avanço de Harry na escola.

Quando todos acordam no dia seguinte e ficam sabendo que Harry já havia chegado, fazem questão de ir ver o garoto e ele se surpreende em saber que Fleur vai se casar com Gui Weasley, apesar de Molly, Gina e Hermione não gostarem muito da garota. Após o café da manhã, Harry fica a sós com os amigos e conta a profecia, e se alegra em ver que eles continuarão ao seu lado e o fortalecerão nesse momento. E para fechar essa manhã agitada, os garotos recebem as notas dos N.O.M.S.. Harry fica feliz por saber que só não passou em Adivinhação e História da Magia, Rony recebeu sete notas positivas e mesmo Hermione tendo se decepcionado um pouco com as suas notas, todas foram positivas. Quando chegaram as cartas de Hogwarts, todos da Toca foram para o Beco Diagonal fazer suas compras para o novo ano escolar.

Assim que os três jovens bruxos entraram na loja de roupas, houve um leve conflito entre Narcisa e Harry, após Draco chamar Hermione de sangue ruim. Isso não abalou nem um pouco os garotos, muito pelo contrário, seguiram bem felizes e ansiosos até acharem a loja de logros dos gêmeos Weasley. Assim que chegaram viram como a loja estava lotada e como os jovens tinham talento para aquilo, até que Rony, Hermione e Harry viram Draco andando de forma suspeita na rua e foram averiguar onde ele estava indo.

Draco estava em uma loja suspeita na Travessa do Tranco, que é uma parte obscura do Beco Diagonal, conhecida por vender artigos das trevas. Os meninos não conseguiram ver o que ele deixou como penhor, muito menos a que Draco se referia ao vendedor da loja quando o jovem ordenou que o mesmo consertasse algo. O que será que Draco queria concertado?  

Passados os últimos dias na casa dos Weasley, chegou o momento de ir para a escola, e nem Hermione, nem Rony queriam discutir mais com Harry a respeito do que Malfoy estava fazendo na Travessa do Tranco, ainda mais quando o garoto veio com a ideia de que Draco poderia ser um Comensal da Morte, agora que seu pai estava preso. Chegando na estação 9¾, Harry conversa a sós com o sr. Weasley e coloca seu ponto de vista a respeito de Draco, mas ele também tinha a mesma opinião dos outros meninos, acha a ideia bem improvável.

Quando Harry encontra Neville e Luna, eles entram pra uma cabine vazia no trem e recebem, de forma inesperada, um convite para almoçar com o professor Slugue, chegando lá, Harry entende que esse é provavelmente o grupo seleto de alunos que farão parte do Clube do Slugue, onde só alunos com contatos importantes ou talentosos fariam parte, Gina também estava no grupo. 

Para completar a viagem até Hogwarts, Harry viu a possibilidade de espionar de perto Draco e foi até sua cabine com a capa de invisibilidade escutar o que o garoto tramava. No momento do desembarque Malfoy descobre que Harry estava lá, lança um feitiço paralisante e chuta a cara do garoto, como forma de vingança por ter colocado seu pai na prisão. Para sorte de Harry, Tonks estava em missão em Hogsmead e não ter visto o garoto desembarcar, foi um alerta. Eles conseguiram chegar a Hogwarts e o garoto foi recebido por Snape, que tratou ambos com hostilidade. Harry consegue chegar ao Salão Principal e conta tudo o que acontecera a Rony, enquanto Hermione escoltava os alunos novos à sala comunal da Grifinória.

A primeira aula para os meninos era Defesa Contra as Artes das Trevas, que tinha Snape à frente. A aula estava bem interessante, Hermione conseguiu repelir um feitiço de Neville sem pronunciar nada, mas claro que o professor não concedeu nenhum ponto pelo feito. Infelizmente, Rony estava indo de mal a pior, fazendo com que Snape demonstrasse algum feitiço sem pronunciar nada contra Harry, mas antes de pensar qualquer coisa, o garoto já havia gritado um feitiço de proteção, lhe causando uma detenção no sábado à noite mas foi salvo por um recado de Dumbledore que marcou sua primeira aula particular no mesmo dia.

Na aula de poções, os alunos foram apresentados a algumas poções poderosas e uma delas era a Amortentia, a poção do amor, que tem uma propriedade especial, faz cada pessoa sentir um aroma diferente, de acordo com o que a pessoa ama, no caso de Harry seria torta de caramelo, resina de madeira em cabo de vassoura e algo floral. Nessa aula, os alunos deveriam preparar uma poção do Morto Vivo, e quem chegasse mais perto de fazer uma ótima poção, ganharia um frasco de Sorte Líquida. Como Harry e Rony não sabiam que poderiam fazer poções, por causa das notas dos N.OM.s, eles não compraram os livros e os materiais, mas o professor emprestou tudo a eles.

E para sorte de Harry, ele pegou um exemplar que continha anotações sobre as poções que fez Harry ficar curioso e tentar experimentar o que o antigo dono escreveu ali, e a sua poção foi a única poção perfeita da sala, fazendo com que ele ganhasse o frasco de Sorte Líquida.  Harry conta aos amigos que no livro tinham várias anotações, Gina se aproximou dele, após a aula para saber se o livro que ele estava seguindo instruções era algo enfeitiçado ou não, ele reconheceu o perfume floral que sentira na aula, era o perfume de Gina, além dessa descoberta, ele encontra a possível identidade do antigo dono do livro, era o Príncipe Mestiço, mas quem seria essa pessoa?

Em sua primeira aula particular com Dumbledore, Harry foi levado a uma memória distante de um funcionário do Ministério da Magia, que foi a uma casa em um vilarejo distante, pois o filho do dono desta casa havia conjurado um feitiço a um trouxa inocente. Chegando nessa casa, descobrimos que o senhor era avô de Voldemort, e que sua outra filha muito maltratada era sua mãe. Ela havia se casado com um trouxa utilizando uma poção do amor, mas assim que ela decidiu não enfeitiçar mais seu marido, que se chamava Tom, ele simplesmente a abandonou enquanto estava grávida. Nessa lembrança Harry viu dois objetos interessantes, um anel com uma pedra preta e um colar que parecia ser bem valioso. Para espanto de Harry, esse mesmo anel estava agora com Dumbledore, que disse que em breve contaria como havia adquirido.

Para amenizar um pouco seus pensamentos, algum tempo depois houve a nova seleção de jogadores pro time de quadribol da Grifinória, e para espanto de Harry, nunca tantas pessoas haviam se candidatado antes. Na seleção, o goleiro que estava competindo com Rony, fez 4 belas defesas, sendo que a 5 ele inesperadamente foi lançado pro lado oposto ao que a bola fora lançada. Para grande alegria de todos, Rony conseguiu fazer 5 belas defesas, aparentemente sem nenhuma dificuldade. Harry perguntou a Hermione, antes do jantar, se a manobra inesperada do outro goleiro, teve sua intervenção e ela com muita vergonha assentiu, pois queria que Rony ganhasse a posição de goleiro, ele era muito bom! Infelizmente Rony estava entendendo tudo errado e começara a sentir ciúmes de Hermione com Harry.

Em uma manhã muito fria, enquanto os garotos do quarto ainda dormiam, Harry estava lendo seu exemplar de poções que pertenceu ao Príncipe Mestiço e tentou treinar feitiços que foram anotados nas bordas das páginas, sem verbalizar, foi ai que ele conseguiu, azarando Rony enquanto dormia. O feitiço funcionou e seu amigo acordou aos berros enquanto estava de cabeça pra baixo, flutuando no quarto. Após essa brincadeira no quarto, quando chegaram no salão principal para o café da manhã, Gina trouxe um recado de Dumbledore, avisando sobre sua próxima aula e Harry aproveitou a oportunidade para convidar a garota a ir com eles a Hogsmead, mas ela iria com o namorado, fazendo Harry se contorcer um pouco por dentro.

Após comprar algumas coisas na Dedosdemel e ir para o Três Vassouras, os três amigos queriam retornar ao castelo, Harry lembrando que não havia visto Gina, e provavelmente ela estaria naquele restaurante para casais, isso fez seu estômago embrulhar um pouco. No caminho pro castelo, eles viram duas meninas discutindo e logo em seguida, uma delas planou no ar, soltando gritos angustiados e assustadores, Harry procurou ajuda e encontrou Hagrid, que pegou a garota no chão se contorcendo e gritando e a levou para o castelo. Enquanto isso, Harry levava para a professora McGonagall o pacote que estava com essa garota. Nesse pacote continha um colar que estava à venda na mesma loja que os garotos viram Malfoy há algum tempo, o colar era enfeitiçado com magia negra e quem o tocasse seria atingido, foi o que aconteceu com a garota.

Óbvio que Harry culpou Malfoy, pois a amiga da garota que estava com ela, disse que ela retornou do banheiro do Três Vassouras com esse embrulho estranho e dizia que tinha que entregar a alguém em Hogwarts. Será que Malfoy usou a garota pra algum plano?

 Quando chegou o dia para a aula com o diretor Dumbledore, Harry estava ansioso com o que poderia aprender, e foi surpreendido. Aprendeu, como na primeira aula, um pouco mais da vida de Voldemort. Devido ao abandono de seu marido, a mãe de Voldemort caiu em grande tristeza, e por isso, possivelmente, perdeu seus poderes de bruxa, o que a levou a morte logo após o nascimento da criança. Assim que Tom Riddle, o nome verdadeiro de Voldemort, nasceu a mãe pediu que o registrassem, e ele foi criado no orfanato até o dia em que Dumbledore o visitou oferecendo uma vaga em Hogwarts.

Dumbledore não sabia que estava perante a maior ameaça do mundo bruxo, mas ele viu peculiaridades em Tom, como por exemplo, ele não se importava em ferir as pessoas que o chateassem, não aceitava ser normal ou comum e tinha orgulho de dizer que era diferente e especial, era muito independente e solitário e gostava de ser assim e por último, sabia falar com as cobras, um dom que era um símbolo forte de bruxos das trevas.

Com o passar do tempo, a partida de quadribol entre Grifinória e Sonserina estava se aproximando e Rony oscilava em seus humores e convicções, tinham dias bons e dias péssimos sendo que após o último treino, foi o pior dia possível. Algumas horas antes do jogo, Harry simulou que havia colocado a poção da sorte no suco de Rony, fazendo Hermione inflar de tanta reprovação. Grifinória venceu e houve uma grande comemoração na sala comunal. Mesmo em meio aos festejos dos alunos, a situação entre os três amigos não era a das melhores, Hermione havia visto Rony aos beijos com uma outra garota, e sai da sala comunal bem ressentida, causando um desconforto em Harry.

O Natal estava chegando, e as férias de inverno também. O que estava alegrando o coração de Harry, era saber que em breve ele e Rony estariam na Toca passando dias incríveis e sem nenhuma perturbação, mas antes disso, ele tinha que enfrentar a festa de Natal do professor Slughorn. No horário certo ele e Luna se dirigiram à sala do professor de poções para a festa, e nessa mesma noite Harry descobre coisas surpreendentes sobre seu colega da Sonserina. Draco foi pego como penetra na festa do professor Slughorn, e Snape foi dar uns conselhos a ele, nesse momento, Harry pega sua capa da invisibilidade e vai atrás para escutar. Ele descobriu que Draco estava incumbido de realizar algo que Voldemort o ordenou e que Snape estava disposto a ajudar, tendo feito o voto perpétuo com a mãe do garoto, essa era a missão do professor,  proteger e cuidar de Draco. Mas o garoto orgulhoso como todo sonserino, fez questão de negar qualquer ajuda e disse que estava tendo o suporte que precisava e não era dele.

Chegando à Toca, todos estavam animados para o Natal. Os gêmeos perguntaram à mãe se Percy apareceria, mas ela com amargura disse que não. Mas de forma muito inesperada, para todos, Percy chega a casa dos Weasley sem avisar, em companhia do Ministro. Ninguém soube dizer o porquê desta visita, mas a dúvida foi sanada bem rápido, quando ele chama Harry para conversar a sós nos jardins da casa. Ele propôs a Harry fingir que estava trabalhando em conjunto com o Ministério, ele seria usado como um mascote para aumentar o moral dentro da sociedade bruxa, mas Harry bem sabiamente, deixou bem claro que ele não seria usado pelo mesmo Ministério que não fez nada para ajudá-lo ou credibilizá-lo no ano anterior.

Assim que todo mundo retornou a Hogwarts, Hermione entregou um bilhete de Dumbledore que marcara a próxima aula, além dessa surpresa, assim que chegaram a sala comunal, viram o aviso sobre aulas de apartação, e ele lembrou como foi sua experiência com Dumbledore e não foi muito agradável.

Chegando à sala de Dumbledore, ele recebeu a recomendação de que duas lembranças extremamente importantes seriam vistas hoje, sendo a segunda a mais importante. A primeira era a lembrança do tio de Voldemort, que tivera um encontro nada amigável com o sobrinho e logo depois foi acusado de ter matado a família Riddle que morava no mesmo vilarejo, mas Dumbledore chegou a conclusão que Voldemort havia azarado o tio, pegado sua varinha e matado o pai que o abandonara e depois colocado a lembrança na cabeça do tio, para que ele fosse preso e confessasse, e foi exatamente isso que aconteceu. Já a segunda era o professor Slughorn ouvindo a pergunta de Voldemort sobre horcruxes, e ele repreendendo o aluno de forma enfática, e foi aí que Dumbledore explicou ao garoto que esta memória estava alterada e deu um dever de casa a Harry, conseguir a verdadeira lembrança com o professor Slughorn.

No dia seguinte Harry decidiu, depois de obter grande sucesso na aula de poções, perguntar de forma direta ao professore Slughorn sobre as horcruxes, mas ele não teve uma resposta positiva. Logo mais tarde finalmente começaram as aulas de aparatação e obviamente ninguém conseguiu aparatar, mas uma aluna acabou estrunchando, o que foi um susto para todos, pois o estrunchamento é a separação casual de partes do corpo.

Alguns meses se passaram e por mais esforçado que Harry estivesse em descobrir o que Malfoy estava planejando, nada conseguiu achar sobre o colega. Enquanto o tempo passava, o aniversário de Rony chegou e ele passou por maus bocados. Primeiro, que Harry ao procurar o mapa do maroto em seu malão, jogou em cima da cama do amigo, uma caixa de caldeirões recheados que Harry recebeu de Romilda há um tempo, e ele sabia que eles estavam recheados de poção do amor, pois Hermione ouviu a garota dizer isso a algumas amigas. Mas Rony não sabia, e comeu quase a caixa toda, ele ficou muito atordoado e falava de Romilda como se ela fosse o amor de sua vida. Harry identificou logo a razão do problema e levou o amigo a sala do professor Slughorn para um antídoto.

Chegando na sala do professor, ele prontamente fez o antídoto e para comemorar o aniversário de Rony, abriu uma garrafa de hidromel que era destinada a Dumbledore, mas ela estava envenenada. Rony foi o único dos três que tomou e quase morreu, não fosse a destreza e rapidez de Harry ao pegar um bezoar e enfiar goela abaixo do amigo, bem à tempo dele voltar a respirar. Com Rony ainda na ala hospitalar da escola, se recuperando, Harry foi abordado por McLaggen o outro goleiro que fez o teste com Rony e esse era o momento perfeito para perguntar se ele estaria no jogo da próxima semana, agora que Rony estava impossibilitado, infelizmente essa era a única escolha.

O jogo da próxima semana não foi o melhor para Harry, porque McLaggen dava ordens como se ele fosse o capitão do time, e em um momento de raiva, pegou o bastão das mãos de um batedor e jogou um balaço com tanta força em Harry, que ele acordou na enfermaria horas depois e com faixa em volta de toda a sua cabeça, pois com a força do balaço, seu crânio se quebrou, mas fora isso ele estava bem.

Agora, Harry estava com raiva de McLaggen e de Malfoy, pois quando estava indo pro jogo ele viu o garoto correr para o castelo vazio para fazer algo e ele perdeu a oportunidade de segui-lo e descobrir o que ele tramava. Foi aí que uma ideia surgiu, Monstro é meu elfo, posso pedir a ele para seguir Malfoy em todos os lugares, e foi isso que o garoto fez. Dobby se oferece para ajudar, e junto com Monstro começam a seguir o garoto Malfoy. O que será que os elfos descobrirão?

Em uma manhã de segunda feira, logo após o acidente de Harry, tanto ele quanto seu melhor amigo Rony, saíram da ala hospitalar como novos. As coisas estavam melhorando, Hermione havia perdoado Rony e eles estavam bem de novo. Aproximando as oito horas da noite, como dizia o novo bilhete de Dumbledore entregue por Luna, eles teriam mais uma aula. No início Harry ficou extremamente envergonhado, pois não conseguira a lembrança do professor Slughorn, e Dumbledore precisava dessa lembrança mais do que tudo, era a última peça do quebra cabeça. Seguindo a aula, eles mergulharam em duas lembranças. A primeira se tratava da lembrança da elfa Hóquei, que foi condenada a Azkaban pela morte de sua dona Hepzibá.

Voldemort havia matado Hepzibá dois dias depois de ir em sua casa, tentar comprar uma armadura feita pelos duendes que fazia parte da coleção da velha dama, pois ele trabalhava na Borgin & Burkes. Mas Hepzibá era muito vaidosa e quis mostrar dois grandes tesouros que ela tinha em sua coleção, uma taça que pertenceu a uma das fundadores de Hogwarts Helga Hufflepuff, e um colar que ela havia comprado na Borgin & Burkes que era o colar que sua mãe havia vendido a preço de banana para ter algo de comer.

 A estratégia de Voldemort foi a mesma executada com seu tio, ele matou a senhora Hepzibá e colocou na memória da elfa Hóquei, como se ela tivesse colocado veneno no chá da tarde da sua senhora. Dumbledore imaginou que esse teria sido o segundo assassinato de Voldemort, pelo menos era o que ele tinha conhecimento.

 A segunda lembrança era do próprio diretor, Voldemort havia voltado a Hogwarts, com Dumbledore a frente da diretoria, para solicitar o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das trevas, mas o diretor era bem mais esperto que Voldemort e sabia por alto quais eram as suas intenções. O Lorde das Trevas já era conhecido no mundo bruxo pelos seus feitos malignos juntamente com seu grupo de seguidores que se intitulavam Comensais da Morte, e logo depois desse encontro em que foi negado a chance de Voldemort retornar a Hogwarts, nenhum professor ficou mais de um ano no cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Depois de um longo período sem notícias, Monstro e Dobby apareceram para fazer seus relatórios. Foi aí que Harry entendeu que não eram crianças mais novas que estavam próximas da Sala Precisa no sétimo andar, mas sim Crabbe e Goyle com a poção polissuco pra dar um sinal a Malfoy que estava na sala. Mas como Harry entraria lá, sem saber exatamente em que a sala se transformava? Era impossível!

Nesse meio tempo, Hermione insistia que ele devia gastar tempo tentando pegar a lembrança e não vigiando Malfoy. Mas obviamente que o garoto não seguiu o conselho da amiga, e enquanto eles estavam em Hogsmead fazendo aulas extras de aparatação, Harry ficou de guarda na frente da Sala Precisa e por acaso, encontrou Tonks, que estava no castelo pra ver Dumbledore, que também não estava lá. O que mais espantou o garoto foi ver que Tonks estava mais abatida do que nunca.

Depois de algum tempo, Rony e Hermione estavam se preparando para fazer o teste de aparatação, enquanto receberam um bilhete de Hagrid pedindo que os três comparecessem ao enterro de Aragogue, a acromântula gigante que era amiga do guarda caça de Hogwarts. Enquanto isso, Harry ainda estava inquieto por não saber o que fazer para conseguir a lembrança de Slughorn! Para sua alegria, Rony deu a dica que ele precisava, ele só tinha que tomar a sorte líquida e tudo daria certo! E foi isso que o garoto fez. Mas a sorte líquida mandou o garoto ao encontro de Hagrid para o enterro e no caminho encontrou Slughorn que foi com Harry até a cabana do guarda caça e após o enterro e incontáveis copos vazios, Harry sentiu que era a hora de pedir a lembrança ao professor de poções. E foi isso que ele fez!! Muito envergonhado, e pedindo a Harry que não o julgasse mal, Slughorn o entregou um frasco com a lembrança que Dumbledore tanto precisava!

Tendo chegado na entrada da sala comunal, o quadro da mulher gorda, se irritou pelo horário que o garoto chegou e disse que ele teria que dormir no corredor. Bem em tempo, o fantasma da casa de Harry, Nick quase sem cabeça avisou que Dumbledore havia chegado, dando muita alegria ao garoto que saiu correndo ao seu encontro.

Chegando na sala do diretor, 9 ele lhe entregou o frasco com a lembrança e mergulharam na penseira para saber do que se tratava. Eles descobriram que as horcruxes são objetos que servem para guardar uma parte da alma da pessoa, fazendo com que a pessoa se tornasse quase imortal, a separação da alma é feita através do assassinato de alguém, e Dumbledore desconfiou que Voldemort teria feito 6 horcruxes.

O diário de Voldemort que foi destruído por Harry no segundo ano, o anel de seu avô Servolo, que causou a Dumbledore algo terrível em sua mão, e que também fora destruído, a taça de Helga Hufflepuff, o colar que era de sua mãe, a cobra Nagini e algum objeto desconhecido por Dumbludore, que pode ter pertencido a algum outro criador das casas de Hogwarts, já que Voldemort gostava de colecionar coisas valiosas.

Depois de contar tudo aos amigos, Harry se sentiu bem feliz na manhã seguinte, pois conseguira realizar a tarefa que lhe foi incumbida e ainda teve a garantia de Dumbledore que quando ele encontrasse mais uma horcrux, o diretor o levaria para destruí-la. A manhã dele não podia ser mais perfeita ao saber que Gina e Dino tinham se separado e que Rony se separou de Lilá, a garota viu Hermione descer com os dois garotos no dia seguinte, mas não viu Harry, só o Rony e achou que os dois estavam juntos, o que foi um alívio pra Rony e uma alegria pra Hermione também.

Mas algo terrível aconteceu com Harry e Malfoy, ele encontrou através do mapa do maroto o seu colega da Sonserina e foi atrás investigar. Chegando no banheiro, eles travaram uma leve batalha que fez Harry experimentar um feitiço que havia lido no livro de poções do Príncipe Mestiço, que se chamava “sectumsempra”, mas Harry não sabia o que causava esse feitiço e o espanto foi enorme, pois ele viu Malfoy caído no chão, envolto em uma poça de sangue e água, e bem à tempo Snape chegou para conjurar algum outro feitiço reparatório e levar o aluno pra ala hospitalar. Como castigo pelo feito, Snape deu uma detenção odiosa a Harry, que coincidia com os horários dos jogos decisivos de quadribol, causando tumulto e raiva entre seus colegas.

Várias coisas passaram por sua cabeça, o fato de Dino ter que jogar no lugar de Gina, que teria que substituí-lo como apanhadora e se eles vencessem eles comemorariam e poderiam reatar. Mas quando chegou na sala comunal, entre gritos eufóricos e Rony carregando a taça de quadribol, Gina veio para dar um abraço em Harry e sem pensar em nada nem em ninguém, ele simplesmente a beijou.

Harry estava mais feliz do que jamais estivera, apesar de não conseguir passar tanto tempo quanto gostaria com Gina, pois ela estava se preparando pros N.O.Ms e ele tinha que cumprir um milhão de detenções com Snape, mas isso não tirava a alegria de Harry. E em um belo dia, o jovem bruxo recebe o bilhete de Dumbledore pedindo para que ele o visitasse o mais rápido possível e foi isso que ele fez.

A caminho do escritório do diretor, Harry encontrou a professora de Adivinhação caída no chão, pois fora expulsa da sala precisa e Harry achou que fora Malfoy que fizera isso e disse a professora para contar tudo ao Dumbledore, e como ele estava indo para sua sala, eles poderiam ir junto. No caminho para a sala do diretor, Sibila conta a Harry sobre a noite em que foi contratada, o que Harry não esperava era descobrir que Snape havia escutado a professora dizer a profecia há muitos anos no pub Cabeça de Javali. Nesse momento Harry entendeu, que Snape havia contado ao Lorde Voldemort sobre a profecia e isso causou a morte de seus pais. Apesar de Dumbledore avisar a Harry que independente de qualquer coisa, ele confiava em Snape, isso não fez com que a raiva de Harry passasse. O comportamento do garoto não mudou a ideia de Dumbledore de levá-lo até a próxima horcrux.

A tarefa seria mais difícil do que qualquer um dos dois havia imaginado. Dumbledore chegou com Harry em uma caverna e por ser um bruxo experiente, sabia identificar onde estavam os rastros das magias feitas por Voldemort. Para entrar na parte da caverna em que o Lorde das Trevas guardou seu tesouro, eles teriam que pagar um preço de sangue, que foi pago por Dumbledore, através de um corte em sua mão. Assim que chegaram até a ilha que existia no lago onde havia uma bacia no centro, em cima de um pedestal, Harry entendeu que o lago estava repleto de cadáveres, eram mortos vivos protetores da horcrux que ali existia. Ela estava protegida com uma poção e Dumbledore fez Harry prometer que se fosse necessário ele daria de beber a poção inteira ao diretor, pois não sabia qual o efeito que ela teria em seu corpo. Foi aterrorizante para ambos, Harry nunca se sentiu tão atordoado em toda sua vida e para piorar, os mortos vivos tentaram o capturar e ali ele pensou que tinha acabado, ele não teria mais chance, mas por pouco, Dumbledore convocou uma cortina de fogo e conseguiu trazer os dois em segurança até a saída da caverna com a horcrux em mãos.
 O que Harry não esperava era que a noite acabaria pior do que começou! Eles conseguiram aparatar próximo do pub Três Vassouras e conseguiram ajuda da dona. Os dois chegaram voando até a torre de astronomia, onde perceberam que estava havendo uma batalha na escola, e no céu jazia a marca negra. Algo de muito ruim estava pra acontecer e Harry sabia disso, mas a ordem que Harry recebeu foi de ir até o professor Snape e chamá-lo, mas o garoto foi impedido pelo próprio diretor que o deixou petrificado no chão, enquanto assistia a tudo o que acontecia.

Malfoy confessou ser o autor de tudo o que aconteceu de ruim, e que trouxera comensais da morte para a escola através do armário sumidouro que estava na sala precisa. Mas Malfoy não conseguia realizar a missão de matar Dumbledore, não era tão fácil assim, até que Snape apareceu e realizou o feitiço mortal avada kedavra. Após tudo o que aconteceu, Harry fez de tudo para alcançar Snape e Malfoy, mas não tinha como, o professor era muito esperto e se defendia de todos os feitiços, até que Harry tentou lançar sectumsempra, e foi aí que o jovem bruxo descobriu que o Príncipe Mestiço era o professor Snape.

Para piorar tudo, Harry descobre que a horcrux que estava agora em suas mãos era falsa, pois havia um bilhete nela avisando que ela estava escondida, e agora Harry tinha duas missões recuperar as outras horcrux e descobrir quem é RAB, que assinara o bilhete.

Entre os feridos, infelizmente, estava Gui Weasley, que fora ferido pelo lobisomem Greyback, mas aparentemente por não ter sido em noite de lua cheia, ele provavelmente só teria alguns traços de lobisomem, e não se transformaria como Lupin.

O clima era de luto e tristeza por todos os lados em Hogwarts, todos estavam preparados para o funeral do diretor que contou com todos os membros da Ordem da Fênix, todos os membros do Ministério, os centauros, os sereianos e até Grope.

Mas a pergunta que fica é, qual o próximo passo para Harry?! Ele irá cumprir o desejo de Dumbledore, irá continuar sua caçada as horcruxes!!? Como será a vida do Eleito de agora em diante?

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

 

 
Pular para o conteúdo
Fale Conosco