Resenha da Semana: Minha Mãe é uma Peça, de Paulo Gustavo

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

GUSTAVO, Paulo. Minha mãe é uma peça. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. 150 p.

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros foi um ator, humorista, diretor, roteirista, e apresentador brasileiro. Ficou conhecido pelo monólogo Minha Mãe É uma Peça, o qual, em 2013, virou um longa-metragem e o filme mais assistido daquele ano no Brasil; e, em 2015, foi publicado como um livro pela editora Objetiva.

Quando a gente acha que não tem mais do que rir de um personagem, então Paulo Gustavo nos surpreende. Narrado em primeira pessoa e com a linguagem prática dos dias atuais, dona Hermínia solta o verbo pra facilitar o entendimento para todo mundo saber o que ela pensa. No livro Minha mãe é uma peça, a dona de casa tem um pouco de todas as mães, tem muito da própria mãe do autor / ator e é por isso que nós a amamos. Em seu livro ela resolve dar dicas e dica de mãe é sagrada, afinal mães estão sempre certas. Dona Hermínia é exagerada, vê melhor os defeitos dos filhos do que qualquer outra pessoa e, mesmo não assumindo, ainda ama o ex-marido Carlos Alberto.

O livro é dividido em 16 contos e cada um deles tem um tema diferente: sexo, preconceito, internet, dicas de viagem e até mesmo um manual de como segurar ex-marido. Você também pode chamar esse livro de guia, manual, autoajuda, não importa o que vale mesmo é se apegar às dicas que ela nos dá sobre diferentes áreas da vida, como por exemplo, “Guia de dona Hermínia sobre como criar os filhos”

Tudo, claro, sempre abordado de uma forma bem leve e divertido e envolvendo seus dois filhos mais novos: Marcelina, que segundo a mãe é gorda e tem uma fome eterna. Em suas dicas nesse livro ele passa pelo desespero de matricular a filha na academia e ali entram todas as piadas politicamente incorretas sobre o sobrepeso da mesma, mas que mesmo as gordinhas morrem de rir delas. Juliano, o filho desempregado gay que ainda não saiu do armário. Tentando arrumar um emprego para o filho, que tem 20 anos por achá-lo lerdo demais ela opta por dar uma mãozinha com seu jeito peculiar de ser. ou “Vamos falar de sexo” e quem sabe “Intimidade com Deus”.

A mulher pode não ser totalmente instruída, mas é vivida, experiente e a gente precisa de conselhos de quem realmente sabe. Dona Hermínia ainda se aventura a dar dicas sobre a viagem que fez para Lisboa, Londres, Paris e Nova York. Impossível não cair na gargalhada com as observações dela. Minha mãe é uma peça é um livro leve, divertidíssimo, te faz ter vontade de agarrar tua mãe e dizer que a ama. Recomendo pra qualquer tipo de leitor.

Resenha por: Rossana Kátia Pimentel Cunha
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.