Resenha da Semana: Morte e Vida de Charlie St. Cloud Bem Sherwood

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

SHERWOOD, Ben. Morte e vida de Charlie St. Cloud. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2010. 296 p

Ben Sherwood é escritor, jornalista e produtor estadunidense. Ele chegou a ser presidente do Disney-ABC Television Group e co-presidente da Disney Media Networks, além de ter sido presidente da ABC News. O livro está na lista dos mais vendidos da Amazon. O livro conta a história de dois irmãos que se envolvem em um acidente gravíssimo após pegarem o carro da vizinha emprestado para irem assistir a um jogo de beisebol.

Charlie convence seu irmão a ir com ele para assistir ao jogo, com a promessa de que seria um momento divertido, com refrigerantes, pipoca além do jogo épico de beisebol que eles assistiriam. Os dois eram inseparáveis, Charlie era um jovem bonito, inteligente, dedicado à família e super protetor quando o assunto era seu irmão mais novo, Sam. Sua mãe trabalhava muito e não podia ficar em casa cuidando deles, fazendo Charlie ser ainda mais responsável por seu irmão. O pai os abandonou quando eles ainda eram crianças, e deixou só os três contra o mundo. A relação dos dois era admirável, sempre junto e unido devido às circunstâncias familiares. Charlie se viu ainda mais ligado ao irmão após o acidente trágico que causou a morte de seu irmão, Sam.

Após esse acidente, em direção ao jogo de beisebol, Charlie nunca mais foi o mesmo, ele ganha um dom e pode ver um milagre. O acidente quase levou ambos à morte, mas Charlie consegue sobreviver; enquanto estava no transe entre vida e morte, ele fez uma promessa a Sam, de que nunca, jamais o abandonaria e ficaria o resto de sua vida com ele. O bombeiro Florio consegue trazer Charlie de volta à vida, que após perceber que seu irmão tinha morrido, fica atordoado e perde o sentido de viver, até chegar um determinado pôr do sol.

Quando Charlie está em uma floresta ao pôr do sol, ele vê suas esperanças reestabelecidas, após encontrar de novo Sam, do mesmo jeito em que ele estava no último dia de sua vida, com as mesmas roupas, sem nenhum machucado, como um milagre. Sam sabia de sua condição e, em vez de fazer a travessia, decide ficar e se encontrar com o irmão. Recebendo todos os dias o dom de rever seu irmão ao pôr do sol, em uma campina, próximo ao cemitério, Charlie muda sua rotina e sua vida é inteira voltada para aquele momento, em ele se encontra com seu irmão, que está preso na idade em que faleceu, com sua luva de beisebol e seu cachorro, tendo assim, a oportunidade de ficar a noite toda conversando, brincando e compartilhando da companhia de Sam, e isso faz com que a vida de Charlie mude de uma hora pra outra de forma drástica.

Infelizmente o dia do jogo de beisebol foi o ponto de partida para que Sam e Charlie perdessem suas vidas, Sam fisicamente, e Charlie paralisando a sua, pois todos os dias ele teria um encontro com seu irmão, não podendo sair da cidade em que mora. Ele teve que aprisionar seus sonhos de cursar uma faculdade, conhecer alguém, ter um relacionamento, um trabalho só pelo momento e oportunidade de encontrar Sam. Ele arruma um emprego no cemitério local onde trabalha e mora, ficava sempre mais próximo e mais fácil o encontro com Sam. Até que um dia tudo muda novamente para Charlie, ele tem um encontro com uma garota fascinante, que se chamava Tess, aventureira, esperta, inteligente e decidida. Ela está planejando uma viagem de volta ao mundo em seu veleiro.

Eles se conhecem por acaso e, em poucos dias, estão loucamente apaixonados um pelo outro. Infelizmente, quando tudo parecia dar certo, Charlie descobre que só ele consegue ver Tess, isso mexe com a cabeça dela, pois ela percebe a possibilidade de estar morta. Ele então descobre que Tess sofreu um acidente no veleiro em que ela estava e que metade da cidade estava à sua procura. Tudo muda para Charlie e ele faz de tudo para descobrir onde está o veleiro e tentar salvar a vida de Tess.
O livro é para uma auto reflexão, uma autoanálise, e nos vemos em Charlie. Quando perdemos alguém, se pudéssemos ter mais um dia, mais um instante com aquela pessoa, seria algo mágico e é sobre isso que se trata o livro. Sobre o amor de dois irmãos que vai além da vida. Apesar de ser lindo o reencontro dos dois, Charlie se vê preso à memória do irmão e não entende, que apesar de Sam ter partido, ele recebeu mais uma oportunidade de viver.

Sam fica frustrado por não ter vivido a vida em sua essência, pergunta coisas triviais como “como é beijar alguém” a Charlie, e seu irmão fica arrasado por ver quantas coisas maravilhosas Sam perdeu, e como consequência, ele também estaria perdendo, por não aproveitar a segunda chance que recebeu. O final do livro é comovente, uma história envolvente e que te arranca suspiros e talvez algumas lágrimas. Ficamos na esperança de que Charlie consiga seguir em frente e que Sam tenha o seu “descanse em paz”. O livro teve uma adaptação maravilhosa para os cinemas em 2010, no mesmo ano de lançamento da obra, contando com atores de peso como Zac Efron, interpretando Charlie, além de Ray Liotta e Donal Logue no elenco.

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais