Resenha da Semana: O orfanato da Srta. Perdrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

RIGGS, Ransom. O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares. São Paulo: Leya, 2015. 336 p.

O livro “O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares” do escritor Ransom Riggs foi a inspiração para o filme dirigido por Tim Burton “O lar das crianças peculiares”. O livro é um romance inesquecível que mistura ficção, fantasia, aventura, mistério, suspense e fotografia em uma leitura emocionante. A história é narrada por Jacob Portman que tem uma relação afetuosa com o seu avô Abraham Portman, ou carinhosamente como era chamado de vovô Portman. Abraham era polonês e saiu refugiado da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Órfão, ele foi adotado pela senhorita Peregrine e viveu em um lar adotivo com outras crianças diferentes. Vovô Portman sempre contava suas histórias e aventuras para o neto e mostrava diversas fotos de crianças peculiares com alguns “poderes especiais”. Na infância Jacob acreditava em todas as histórias do avô, mas à medida que foi crescendo, ele começou a duvidar e acreditar que as histórias eram mentirosas e as fotos manipuladas.

O pai de Jacob acreditava que o avô estava enlouquecendo e precisava ser internado em um asilo. A história tem um rumo dramático quando o vovô Portman é assassinado, os peritos médicos e as pessoas acreditam que possa ter sido algum ataque de urso ou cão raivoso, mas Jacob estava lá e encontrou o avô ainda com vida, ao procurar avistou um monstro como os que o seu avô relatava quando ele era pequeno.

A morte do vovô Portman desestabilizou o neto e ele necessitou ir à terapia. O psicólogo aconselha que a melhor opção para que ele superasse o trauma era enfrentá-lo. Jacob, juntamente com o seu pai, decidem então ir ao País de Gales, lugar onde vovô Portman viveu quando foi adotado e onde viveu todas as aventuras que contou para o neto durante a vida. Ao chegar no País de Gales, Jacob decide visitar o lar de infância do seu avô, mas descobre que a casa está abandonada e aos pedaços.

Segundo os moradores, um piloto errou a mira e lançou uma bomba que atingiu a casa no ano de 1940 e o único sobrevivente foi o vovô Portman. Jacob fica arrasado, pois gostaria de mais respostas e decide investigar a casa para tentar achar alguma foto ou carta que esclarecem as coisas. Ao vasculhar a casa, ele encontra um baú com mais fotografias iguais às que o seu avô havia mostrado.

Uma garota, que se chama Emma, aparece e percebendo que Jacob não é o seu avô ela foge, mas Jacob vai atrás e acaba entrando em uma fenda do tempo voltando para o dia 03 de novembro de 1940. Emma decide levá-lo para o orfanato com o intuito de que a senhorita Peregrine pudesse averiguar o rapaz e verificar se a história que ele contava era verídica.

Jacob descobriu que através dessa fenda do tempo eles conseguem viver o mesmo dia várias vezes, ou seja, a casa nunca foi destruída pela bomba atômica e todas as crianças não haviam morrido, estavam apenas presas no tempo.

Muitos acontecimentos e reviravoltas marcam o livro e entendemos que a ligação forte que Jacob possui com o avô é justificada pelo fato deles possuírem os mesmos poderes.

Resenha por: Isabella Carolina Pongelupe Assis
Estagiaria do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais