Resenha da Semana: Para sempre, de Kim e Krickitt Carpenter

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

CARPENTER, Kim; CARPENTER, Krickitt. Para sempre. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2012. 144 p.

Para sempre é um livro repleto de emoções, com muito amor, muita expectativa e uma pontada de esperança para que tudo acabe bem para o casal da trama. O livro foi escrito pelos próprios personagens, sendo considerada uma obra bibliográfica. Kim e Krickitt, são cristãos e tem uma base muito sólida quanto a viver uma vida com Deus e seguir seus caminhos e preceitos e, creio eu que isso ajudou muito para que Kim não desistisse de seu casamento e muito menos de sua esposa.

O livro narra a história, com os mínimos detalhes, da vida de dois jovens que estavam só começando a vida, com muitos planos, sonhos e esperanças de um futuro lindo juntos, até que algo terrível aconteceu com essa família, dois meses após o casamento de Kim e Krickitt. Eles se conheceram bem jovens, ela era atendente de telemarketing, e ele fez uma ligação para o serviço dela, e foi aí que tudo começou. O tempo foi passando, eles começaram a se conhecer melhor e quando perceberam, o amor estava no ar tomando conta dos dois. Cartas foram trocadas, encontros foram marcados até que o namoro começou e logo estavam se preparando para casar.

Mas infelizmente a vida desse jovem casal não foi só flores, como a gente pretende ler, não é?

Era feriado de Ação de Graças e, enquanto eles estavam viajando à noite, um acidente gravíssimo aconteceu com os dois; uma caminhonete que estava em altíssima velocidade atingiu em cheio a traseira do carro do casal, causando em Krickitt ferimentos gravíssimos. Era desesperador imaginar a sua vida sem sua esposa, que estava correndo grave risco de morte. A situação de Krickitt era, para os médicos, irreversível. Ela tinha menos de 1% de chance de se recuperar e se caso isso acontecesse, as sequelas seriam devastadoras.

Além da devastação causada pela possibilidade de sua esposa partir tão cedo, a cabeça de Kim era tomada por medo, insegurança e desespero. Como faria para cuidar de sua esposa, caso ela sobrevivesse, como pagaria as contas do hospital, que já estava em um valor exorbitante? Será que Krickitt conseguiria se recuperar e voltar para continuar a vida ao lado de seu marido? Krickitt surpreende a todos, não somente seu marido, amigos e parentes, mas também a junta médica responsável pelo caso, que não acreditavam em uma recuperação. Ela não só se recuperou, mas fez isso em um tempo inimaginável para todos os que acompanharam a sua trajetória desde o acidente. Infelizmente o caminho dos dois não seria apenas flores.

Krickitt se recuperou, porém teve uma sequela bem séria, a sua memória estava comprometida e sua vida virou um borrão. Ela não se lembrava do acidente, de que havia se casado, muito menos sabia quem era Kim, o homem dedicado e amoroso que estava ao seu lado todos os dias.

Você consegue se imaginar vivendo essa situação?!

O tratamento e acompanhamento de psicólogos ajudou e muito na recuperação de Krickitt, que apesar de não conseguir se lembrar da vida que havia tido, estava disposta a fazer dar certo. Kim não desistiu, mesmo com tantos obstáculos e percalços em seu caminho, ele foi adiante, pois ele sabia que valeria a pena. O livro nos faz refletir sobre nossos relacionamentos, não só amorosos, mas em todos os âmbitos.

Hoje, as relações são superficiais e dispensáveis, e nos esquecemos que por algumas pessoas, vale a pena lutar e não só jogar fora quando algo ruim ou desagradável acontece.
A história nos mostra como o amor é poderoso e capaz de mudar toda circunstância adversa. O livro teve um alcance gigantesco, sendo a inspiração para o filme de mesmo nome, que foi lançado também em 2012, protagonizado por Channing Tatum, que representou Leo (nome fictício para Kim) e Rachel McAdams no papel de Paige (nome fictício para Krickitt).

Resenha por: Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais